A Prefeitura da Estância Turística de Barretos retomou na segunda-feira, 10, a aplicação da 1ª dose da vacina contra a dengue. Essa vacinação está voltada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos e é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, e no Novo Postão das 8 às 12h.
Para que a vacina contra a dengue tenha efeito, são necessárias duas doses. A segunda deve ser tomada 90 dias após a primeira dose ou o quanto antes, se já estiver em atraso. Desde que a vacinação foi iniciada no município em maio do ano passado, 1.199 crianças e adolescentes receberam a 1ª dose, mas 712 deles ainda não foram levados de volta a uma unidade para tomarem a segunda.
“A vacina é mais uma forma de prevenção muito importante contra a dengue que agora temos à disposição e é essencial que os pais com filhos entre 10 e 14 anos levem as crianças e adolescentes a uma unidade para receber essa vacina. Lembrando que não basta tomar a primeira dose. Tem que voltar para receber a segunda”, destacou o secretário municipal de Saúde, Kleber Rosa.
Na última semana, a Secretaria Municipal priorizou a aplicação da segunda dose, até que chegassem novas unidades dessa vacina. Com a entrega realizada na tarde de segunda-feira, 9, pelo Ministério da Saúde, via Secretaria de Estado, a aplicação da 1ª dose foi retomada.
Participação da população no combate à dengue
Kleber reforçou o pedido para que a população olhe duas vezes por semana dentro de casa e no quintal para se certificar que não há nada acumulando água e servindo de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. “Qualquer objeto sem serventia, em que possa ficar água parada, deve ser depositado em um Ecoponto”, observou.
Ele também lembrou que é muito importante que as pessoas abram seus imóveis para os agentes de combate à doença entrarem, além de abrirem portas e janelas quando o veículo da nebulização for passar no quarteirão.