UBS do Vida Nova terá vacinação contra gripe às quintas, das 8 às 12h

A Secretaria Municipal de Saúde realizará vacinação contra a gripe na Unidade de Saúde do Bairro Vida Nova às quintas-feiras, das 8 às 12h, a partir deste dia 10. Neste ano, a vacina contra a gripe (influenza) passou a fazer parte do calendário nacional de vacinação para gestantes, pessoas a partir de 60 anos e crianças de 6 meses a menores de 6 anos (até 5 anos, 11 meses e 29 dias). A vacinação na Estância Turística de Barretos começou nesta semana e a meta é vacinar 90% da população de cada um desses grupos.

Além disso, estão sendo vacinados grupos prioritários, conforme orientação do Ministério da Saúde. Portanto, também podem se vacinar: puérperas (ou seja, todas as mulheres no período até 45 dias após o parto) e pessoas de todas as idades que sejam trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais conforme especificações enviadas pelo Ministério, pessoas portadoras de deficiência permanente, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo urbano ou de longo curso, trabalhadores portuários, trabalhadores dos correios e funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

A vacinação segue sendo realizada de segunda a sexta-feira nas 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana que possuem sala de vacinação, das 8 às 16h, e no Novo Postão, das 8 às 12h. A população de todos os bairros da zona urbana e da zona rural pode procurar qualquer uma dessas unidades para se vacinar. É necessário levar um documento com foto (RG, CNH, CIN) com o número do CPF e, se possível, o Cartão do SUS e a carteirinha de vacinação. No caso dos profissionais de grupos prioritários, deve ser apresentado também o crachá.

A vacinação contra a gripe é realizada em dose única, com exceção das crianças que forem receber a vacina pela primeira vez. Neste caso, o profissional da unidade de saúde informará a data em que deve retornar para tomar a segunda dose, quatro semanas após receber a primeira.