Quando eu recebi o convite para ser articulista no portal “Barretos News”, fui informada de que poderia escrever sobre o assunto que eu quisesse. E eu gosto muito de falar de inúmeras coisas: séries (“Friends”, em especial), filmes, músicas, fé em Deus e Teus desígnios, natureza, fotografia, Educação e a arte de “professorar”, jornalismo, gastronomia (sobretudo, café com bolo…rsrsrs), e por aí vai. A lista é grande. O jornalista tem essa mania de “saber quase tudo” e não ser especialista em nada…kkkkkkk
Porém, eu conheço os idealizadores desse portal – Marcos Canevarolo Buzeto, Raphael Ramos e Valter Rabelo. Aliás, o primeiro deles eu conheço muito bem: foi o único barretense que apostou em mim quando eu ainda estava na faculdade de jornalismo. Ele me deu dicas textuais, feelings de apuração e me deu de presente uma coluna para eu desenvolver reportagens e não sair crua da graduação.
Então, foi fácil demais decidir o que imperaria dentre as palavras desse artigo inaugural: respeito e esperança. Respeito pelo leitor e esperança em Barretos.
O jornalismo sensacionalista é único e exclusivamente para vender audiência. Sabe aquelas tragédias que ficam passando por três horas seguidas na TV; ou que estampam capas de grandes portais na internet? Aquilo dá dinheiro (para os empresários, claro). Mas, te alimenta em quê? Te instrui em quê? Te edifica em quê? Em ver que o mundo anda perdido? Isso daí meus sobrinhos com menos de cinco anos já deduziram.
O jornalismo parcial, partidário, que defende direita ou esquerda beneficia quem? Sua avó aposentada com um salário mínimo? Sua esposa desempregada com filhos pequenos? Não! Somente enriquece quem já está no poder gozando dos direitos dos cidadãos de bem.
Eu desejo para os barretenses a boa informação. Vai ter acidente, vai ter notícia ruim? Infelizmente, faz parte. Mas, o que vai ter é informação idônea e com respeito àquele pai que tem dois empregos e mesmo assim, vai parar um segundo para nos ler.
Eu desejo esperança aos barretenses e moradores de cidades vizinhas. Quem sabe não noticiamos abertura de empresas; investimentos em infraestrutura, sem desvios; valorização da Educação depois de tanto esforço dos professores para levar adiante o ensino em meio a essa pandemia…
E eu, caros leitores, com muita humildade e amor, estou apostando nesse trio. Muita luz e palavras sábias ao Marcos, ao Raphael, ao Valter, e aos articulistas, como essa que vos escreve com carinho.
Boa leitura! Bons cliques! Que seja um portal que vai cumprir a função master do jornalismo: levar conhecimento e facilitar a vida do nosso público.