Trabalhos de alunos do 6º ano de escola municipal de Barretos são selecionados para etapa estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa

A professora Maria Alice da Silva Francisco e os seus alunos dos 6º anos da Escola Municipal Giuseppe Carnimeo foram selecionados em Barretos para disputarem a Etapa Estadual da Olimpíada de Língua Portuguesa.

Com o acompanhamento da professora, os estudantes desenvolveram pesquisas, leituras e produções do gênero memórias literárias. Eles resgataram as memórias de familiares, ouviram suas histórias e tiveram o desafio de escrevê-las. Foram selecionadas pela Comissão Julgadora Escolar duas produções: “Álbum da Turma” e Relato de Prática “Memórias do Coração”.

“Aprendi muito com as memórias dessas pessoas e também com o trabalho realizado pelos meus alunos para captá-las e registrá-las no papel. Acredito que eles aprenderam muito, sobretudo aprenderam a ouvir e, depois, a colocar a emoção na hora de escrever”, comentou a professora.

A secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, parabenizou a professora e os alunos pela classificação, destacando que é um compromisso da atual gestão incentivar a participação dos alunos em ações educativas que enalteçam as habilidades. “Em nome da professora Maria Alice, parabenizo a todos os profissionais que se dedicam todos os dias em prol dos nossos alunos”, pontuou.

OLIMPÍADA

A Olimpíada de Língua Portuguesa, em sua 7ª edição, tem o objetivo de colaborar com a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita nas escolas públicas brasileiras. Em 2021, o concurso legitima como protagonista o (a) professor (a) e a sua turma de estudantes, por meio do relato de prática e registros do processo de ensino e aprendizagem das produções dos alunos.

Os gêneros variam conforme o ano ou série da turma. Poema: 5º ano do Ensino Fundamental; Memórias literárias: 6º e 7º anos do Ensino Fundamental; Crônica: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Documentário: 1ª e 2ª séries do Ensino Médio e Artigo de Opinião: 3ª série do Ensino Médio.