Tiago Prado respira arte e talento em suas composições eruditas

O compositor e professor de música, Tiago Prado, respira arte. Com muito talento, ele cria composições impecáveis de música erudita e divulga em suas redes sociais. Nascido na cidade vizinha de Guaíra, hoje ele mora em Barretos, local que se tornou o berço de suas produções artísticas. Confira as composições em: Instagram: @tiagolucasgprado; YouTube: Tiago Lucas Garcia Prado

INTERLIGADO – Qual é a sua profissão?

TIAGO – Sou compositor e professor de música.

INTERLIGADO – É natural de onde? O que você acha de sua cidade?

TIAGO – Nasci em Guaíra/SP. Não sou do tipo bairrista, mas só tenho recordações boas da minha cidade.

INTERLIGADO – Conte-nos um pouco sobre sua vida profissional?

TIAGO – Inicialmente eu pensava em ser cantor lírico. Com o tempo, outras áreas relativas à música foram despertando a minha atenção, até me encontrar definitivamente na composição. Hoje sou professor de canto e teoria musical e é essa a atividade da qual me mantenho já que composição, no que diz respeito à música erudita, é um campo bem mais complicado para ganhar a vida no Brasil. Em geral a composição é encarada como uma área de inspiração maravilhosa, vinda de uma fonte superior, mas, embora seja muito importante se estar aberto ao campo das mais diversas ideias, compor é disciplina, rotina e muita dedicação.

INTERLIGADO – Acredita em signos? Qual é o seu?

TIAGO – Não acredito, mas sou capricorniano do dia 15 de janeiro. Dia do compositor.

INTERLIGADO – Pratica esportes? Qual?

TIAGO – Nem mesmo xadrez.

INTERLIGADO – Uma viagem inesquecível? E para a onde será a próxima?

TIAGO – Tenho algumas viagens inesquecíveis, me impressiono fácil, fico bobo com o novo, a cultura do outro, qualquer lugar me marca. Para registrar, fica aí Foz do Iguaçu/PR, a primeira viagem que eu e minha companheira fizemos depois de estarmos oficialmente juntos e coincidentemente, também a última. Sobre a próxima, antes da pandemia estávamos planejando visitar Brodowski, ver a casa do Portinari. Ainda evitamos viajar, mas quem sabe em breve.

INTERLIGADO – Qual é sua lembrança mais marcante?

TIAGO – Eu, tomando banho com um cachorrinho de borracha, mais ou menos com um ano e meio de idade. Não é nada de mais, mas eu gosto muito dessa lembrança por ser a mais antiga que tenho.

INTERLIGADO – Redes sociais, você utiliza? O que acha da internet em si? Consegue ficar desconectado do celular?

TIAGO – Não tenho celular e amo minha vida de liberdade. Sobre as redes sociais, uso apenas o Instagram e o YouTube, e quase exclusivamente para a divulgação do meu trabalho. Sobre a internet de um modo geral, é por si só uma ferramenta, e como acontece com qualquer ferramenta, a diferença está em quem a manuseia e com que intenção.

INTERLIGADO – O que você assiste na televisão (aberta ou fechada)?

TIAGO – Não assisto muito televisão, mas acabo caindo no lugar comum de hoje, filmes e séries.

INTERLIGADO – Estilo musical preferido?

TIAGO – Aquele comumente designado como “clássico” em especial a ópera.

INTERLIGADO – Você já fez algo inusitado ou cometeu alguma gafe?

TIAGO – Inusitado acho que não, mas gafe… eu tenho um dom quase proverbial de, como se dizia antigamente, “falar mais do que a boca”. Isso já gerou gafes o suficiente para escrever um livro (o que não pretendo fazer para minha própria segurança).

INTERLIGADO – Referência de beleza?

TIAGO – O céu a noite.

INTERLIGADO – Quem merece ser lembrado por você nesta entrevista?

TIAGO – Leonard Bernstein. Além de ter sido um grande maestro reconhecido internacionalmente, foi também compositor e exerceu importante atividade como educador na área musical.

INTERLIGADO – Uma pessoa importante em sua vida? 

TIAGO – Não sei responder a isso, de verdade. Família, amigos, cada um tem uma importância distinta. Colocar um na frente equivaleria a colocar os outros atrás.

INTERLIGADO – E o coração, como está?

TIAGO – Muitíssimo bem, vivo com a companheira que escolhi ter ao meu lado pela vida. Difícil ser mais leve do que isso.

INTERLIGADO – Fora do trabalho, gosta de fazer o quê?

TIAGO – Ouvir música, ler, estudar, comer e viajar.

INTERLIGADO – Comidas e bebidas preferidas?

TIAGO – Primeiro comidas, macarrão, pizza, sushi e lombo de porco empanado com abacaxi. De sobremesa sorvete e chocolate. Sobre bebidas, tomo água o dia todo, então acredito que esta esteja no topo da lista, mas café e suco de laranja seguem bem de perto.

INTERLIGADO – Não pode faltar no carrinho do supermercado?

TIAGO – Macarrão.

INTERLIGADO – O que precisa ser mudado no mundo?

TIAGO – Somos criados para competir, vencer, derrotar, produzir, consumir. Nesse processo já nos desumanizamos bastante. Reverter o processo, retomar nossa parcela de humanidade e principalmente devolver ao outro a parte que lhe cabe. Fica a dica.

INTERLIGADO – O que falta para o Brasil melhorar?

TIAGO – É tanta coisa que fica até difícil elencar, mas acho que toda mudança sólida tem por base a educação. Então podemos partir desse ponto.

INTERLIGADO – Qual é a importância da fé em sua vida?

TIAGO – Sou ateu e existencialista, portanto a fé é algo com a qual não me relaciono muito.

INTERLIGADO – Qual é sua maior motivação?

TIAGO – Eu mesmo. Todos os dias acordo comigo mesmo, com minhas dores e minhas alegrias. Até o último dia da minha vida, salvo engano, serei eu a estar sempre comigo, então não busco fora nenhuma motivação. Apenas sigo um dia de cada vez, com os pequenos planejamentos práticos que a vida exige.

INTERLIGADO – Qual é a maior lição que a pandemia vai deixar em sua vida?

TIAGO – Não subestimar a capacidade que o ser humano tem de ser egoísta.

INTERLIGADO – Já realizou todos os seus sonhos ou falta alguma coisa?

TIAGO – Mesmo que a vida dure quinhentos anos, sempre vai ficar alguma coisa por fazer. Isto posto, posso dizer que se hoje fosse o meu último dia de vida, morreria sem arrependimentos ou amarguras. Isso já conta como realização?

INTERLIGADO – Tiago Prado por Tiago Prado?

TIAGO – Mais um ser humano.