Telessaúde realiza mais de 36 mil atendimentos

Já são mais de 36 mil atendimentos realizados pelo Telessaúde para a população barretense. Iniciado pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos em 2021, naquela época para atender pacientes com covid-19, o serviço foi ampliado pela gestão municipal em 2022. Há quase dois anos funcionando como uma Unidade Básica de Saúde (UBS) virtual, o Telessaúde fica disponível das 7 às 17h de segunda a sexta-feira (exceto feriados) para toda a população.

Médicos, enfermeiros e atendentes buscam oferecer respostas para as demandas dos pacientes. A cada quatro atendimentos realizados pelo Telessaúde, três são resolvidos no próprio serviço. O usuário pode estar em qualquer lugar da cidade ou da zona rural de Barretos. Para tirar dúvidas, receber orientações e renovar receita, basta enviar “oi” para o WhatsApp (17) 3612-0003 e dentro de instantes um atendente iniciará a triagem. Conforme a necessidade do paciente, será então direcionado para um enfermeiro ou médico e a teleconsulta é realizada, por videochamada.

A prefeita Paula Lemos celebra o sucesso da iniciativa. “Trazer inovações e facilitar o acesso da população à saúde sempre foi um dos principais objetivos desta gestão, desde o nosso plano de governo. Fico muito feliz que, junto com toda a equipe do Telessaúde, estamos proporcionando há quase dois anos essa possibilidade a mais de atendimento para a nossa população e fazendo a diferença para melhorar a vida das pessoas no dia a dia”, enfatiza a chefe do Executivo.

Atendimento de excelência

A avaliação positiva do serviço é constatada pelo nível de excelência que recebe na nota dada pelos usuários. O médico coordenador do Telessaúde, Firás El Droubi, também avalia como positivo o fato dos mais de 36 mil atendimentos terem sido prestados a 17 mil pacientes. “Notamos que o mesmo paciente está voltando a usar o serviço. É um sinal de confiança no trabalho que está sendo prestado”, afirma. Firás lembra também que Barretos é um dos poucos municípios a ter um serviço desse tipo inserido na rede de atenção básica de saúde e que são frequentemente procurados por organizações de outras localidades para mostrarem como o Telessaúde funciona.

Encaminhamento eficiente

Além de resolverem no próprio serviço a maior parte dos casos que atendem, os profissionais do Telessaúde realizam encaminhamento adequado e eficiente para as demais situações. “Constatando na teleconsulta que o paciente precisa de uma avaliação mais detalhada, o médico já faz o encaminhamento, seja para um especialista, para avaliação clínica na UBS ou até mesmo para a UPA. Nossos profissionais têm acesso à agenda das UBSs, então tem a possibilidade de o paciente, ao concluir a videochamada, já estar com a consulta indicada agendada”, ressalta.

Comodidade

Ainda sobre os benefícios do Telessaúde, o coordenador lembra que o paciente pode ser atendido confortavelmente em casa. “Não precisa ir a um local e ficar na fila esperando, não perde dia de trabalho. O atendimento é onde o paciente estiver, inclusive na zona rural”, ressalta. Ele lembra que há localidades rurais em que o sinal de wi-fi é a melhor ferramenta, sendo possível o atendimento mesmo que o sinal de telefonia não funcione.

Ensino e acompanhantes

O Telessaúde tem sua colaboração também para o ensino de novos profissionais. Em determinadas situações, estudantes do curso de medicina realizam parte do atendimento e, durante a chamada com o paciente, dialogam com o médico que os orienta sobre a conduta para aquele caso. “Essa possibilidade de três pessoas na chamada também é utilizada quando o paciente deseja ou precisa de um acompanhante. Já atendemos pacientes idosos que na mesma chamada foi possível a participação da filha que mora em outra localidade. Além de que o serviço utiliza uma plataforma muito segura, respeitando todas as leis de proteção de dados”, destacou.