De acordo com dados da plataforma Info Tracker, desenvolvida pela USP (Universidade de São Paulo) e UNESP (Universidade Estadual Paulista), a taxa de transmissão da Covid-19 na regional de Barretos caiu 61% entre os dias 25 de junho e 19 de julho, saindo de 1,74 e chegando a 0,67.
Isso significa que, no dia 25 de junho, cada 100 pessoas contaminadas transmitiram o vírus para outras 174, aumentando os casos da doença. Já nesta segunda-feira, dia 19 de julho, a mesma quantidade de 100 contaminados transmitem o vírus para outras 67. Assim, a regional de Barretos passa a ter uma efetiva redução no número de casos.
AÇÕES EFETIVAS
Trazendo para a realidade de Barretos, a maior cidade da região e a principal sede hospitalar com leitos dedicados ao tratamento de pacientes com Covid-19, essa queda na taxa de transmissibilidade se deve ao período de medidas mais restritivas, pois diminuiu a circulação de pessoas, e também ao avanço da vacinação, já que Barretos lidera o ranking de imunização.
Segundo a Prefeitura de Barretos, para que esse cenário fique cada vez mais positivo, os barretenses devem seguir colaborando ao adotar as medidas de prevenção à transmissão e comparecendo aos postos de vacinação para se imunizar contra a doença. A prefeita Paula Lemos agradeceu aos barretenses que têm evitado adotar comportamentos de risco e confiado na vacina. “Cada dose de vacina é olhada e cuidada com carinho porque sabemos que é a nossa esperança. Vacinar é garantia de vida. Juntos com o barretense estamos na batalha pra controlar esta pandemia”, disse.