Ciências Contábeis é uma das áreas com maior índice de contratação no mercado de trabalho e no UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) o curso tem alto grau de excelência e se destaca entre os melhores do Brasil.
Segundo dados recentes do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a taxa de empregabilidade dos formados no segmento é de 93,8%. O coordenador do curso de Ciências Contábeis do UNIFEB, Prof. Esp. Paulo Buzati, ressalta que no cenário regional, a cada cinco ofertas de vagas que recebe, três são para Contabilidade. “São oportunidades em escritórios contábeis, empresas de auditoria, usinas, bancos, cooperativas, entidades na área de saúde, como o Hospital de Amor, e empresas de pequeno, médio e grande porte, ou seja, independente do cenário econômico o aluno sempre tem oportunidades, já que a Contabilidade é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento”, disse o coordenador, também destacando que no cenário digital tem surgido oportunidades em escritórios 100% remotos, onde o profissional pode trabalhar home office, inclusive com o processo seletivo e capacitação no formato on-line.
Para Buzati, num mundo de incertezas, a profissão contábil continua se destacando por sua contribuição no cenário econômico como um todo, fornecendo informações financeiras e orientação estratégica para a tomada de decisão. “Em uma realidade de dados, informações e especulação é necessário ser o mais assertivo possível, afinal, estamos tratando de valores financeiros e somente um profissional qualificado consegue atender essa demanda. O contador continua sendo parte da estrutura básica de qualquer empresa ou organização, sejam elas públicas ou privadas. Ainda sobre esse boom do mercado financeiro e de capitais, o que seria deles sem o assessoramento de um profissional contábil atualizado e alinhado aos cenários?”, enfatiza.
No UNIFEB, o curso de Ciências Contábeis conta com professores de ampla experiência na área, que transmitem ao aluno a vivência prática alinhada à teoria. “Essa metodologia gera mais qualidade e propriedade nas linhas de ensino, além de apresentar aos estudantes quais são as áreas que atualmente estão em alta na carreira, estimulando-os e orientando sobre as competências exigidas em cada uma delas. Além disso, nosso curso continua na posição de único na região com conceito Enade 5 e listado entre os 10 melhores do país”, destaca o coordenador.
Entre as principais características que um profissional de Ciências Contábeis deve ter, Buzati lembra que sempre serão demandadas as competências e formações técnicas – chamadas de hard skills, mas também as habilidades comportamentais – soft skills. “Para um futuro profissional de Ciências Contábeis, as principais características que devem ser levadas em consideração são: ter perfil analítico com visão expandida pensando sempre fora da caixa; boa comunicação; entender que é uma carreira de aprendizado e atualização constante alinhada ao estilo lifelong learning; comprometimento com o cliente e ao mesmo tempo consciência de dono, já que é o responsável pelo patrimônio alheio; conhecimento e habilidade em tecnologia, visto que a profissão não perde mais tempo com trabalhos manuais e, sim, analisando dados e traçando estratégias de como melhor utilizá-los e, claro, um pouquinho de paciência. Brincar e entender os números é mágico”, ressalta.
Ainda segundo o coordenador de Ciências Contábeis do UNIFEB, o Censo do MEC (2022) mostra que o curso é o 4º colocado na lista com o maior número de concluintes (em números exatos: 52.797 alunos). “Os números do mercado de trabalho também não mentem. Basta dar o primeiro passo, acreditar e entender que com dedicação e um bom planejamento é possível alcançar voos gratificantes e oferecer contribuições significativas – grifos meus, já que sou profissional formado na área há mais de 10 anos”, disse.
Quem tiver interesse em ingressar no curso de Ciências Contábeis do UNIFEB pode fazer a inscrição para o Vestibular 2024 pelo site www.vestibular.unifeb.edu.br. “Nosso curso está disponível com uma grade voltada para o estímulo e desenvolvimento de competências a fim de incentivar os alunos sobre o quanto essa profissão pode fazer diferença não só em suas vidas, mas também para a sociedade e o meio em que estão inseridos”, finalizou Buzati.