Simpósio de Inovação e Pesquisa do UNIFEB propõe troca de conhecimentos e novas tecnologias

As inscrições estão a todo vapor para o SIP (Simpósio de Inovação e Pesquisa) do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) e podem ser feitas até o próximo dia 7 de novembro. O evento tem como proposta promover a discussão de assuntos de interesse aplicados à pesquisa, troca de conhecimentos pedagógicos no âmbito do ensino superior e desenvolvimento de tecnologias e inovação a fim de contribuir com o desenvolvimento do Centro Universitário e região.   

De acordo com a coordenadora de pós-graduação, pesquisa, extensão e inovação, Profa. Dra. Nathalia Garlich, o tema do simpósio é “Desafios da Pesquisa para gerar inovações em uma sociedade moderna”. “A pesquisa científica, no momento atual, tem sido muito cobrada para gerar inovação, prestação de serviços, tecnologias e novos negócios. A adequação e respostas a estas demandas é o grande desafio da pesquisa científica no momento atual da nova sociedade”, ressaltou.  

Serão aceitas inscrições submetidas até o dia 7 de novembro, às 23h59, pelo link https://unifeb.edu.br/pos-graduacao/simposio-sip, na modalidade ouvinte (sem envio de resumo) e com submissão de resumos no evento (até dois resumos por autor principal). Podem se inscrever alunos dos cursos de graduação do UNIFEB, outras instituições de ensino superior e comunidade em geral.  

Segundo Nathalia, o SIP será realizado nos dias 21 e 22 de novembro de forma híbrida. “No dia 21 de novembro as palestras serão no formato on-line e no dia 22 de novembro as apresentações dos trabalhos vão ser de forma presencial. Escolhemos este formato para que todos os alunos e a comunidade em geral possam participar e para que palestrantes de outros estados, ou até mesmo países, possam contribuir para o nosso evento. Exemplo disso é a participação de um palestrante da Polônia e uma palestrante da Suíça”, explicou.  

A coordenadora enfatiza que o simpósio promove um diferencial na carreira profissional dos alunos do UNIFEB. “Eles podem ampliar o currículo com a publicação de trabalhos científicos e tecnológicos num evento técnico-científico, bem como estarem melhor preparados para o mercado de trabalho e junto com a pesquisa e a inovação adquirirem competências para a vida profissional, como análise crítica, proatividade, maturidade intelectual e melhora na capacidade de solucionar problemas”, destacou.  

Entre os diferenciais do evento está a apresentação do painel “Do UNIFEB para o mundo” com relatos de ex-alunos da instituição explicando como a iniciação científica contribuiu para suas carreiras profissionais.