Serviço municipal realiza 320 testes para identificação de ISTs

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Ambulatório de Doenças Infectocontagiosas e do Serviço de Assistência Especializada – SAE Casa Rosa, realizaram 320 testagens para identificação de infecções sexualmente transmissíveis em ação desenvolvida na Fatec Barretos nas noites de terça e quarta-feira, 7 e 8.

Os alunos da instituição foram convidados a realizar testes para identificação de HIV, sífilis e hepatites B e C. Os profissionais do serviço público municipal se posicionaram em diferentes pontos do pátio da faculdade, de modo a atender cada estudante com a discrição que esse serviço requer.

Thatyaine Schiapati, coordenadora da Unidade de Saúde de Doenças Infectocontagiosas, ressaltou que a adesão dos estudantes à ação foi muito boa. “Concluímos esse trabalho com um resultado muito satisfatório, diante da participação dos alunos e da colaboração de toda a equipe da instituição FATEC para essa realização”, afirmou.

A coordenadora lembrou que é muito importante que a população com vida sexualmente ativa realize testagens para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) regularmente. “Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápido o tratamento e menor a propagação da cadeia de transmissão”, destacou. As testagens para ISTs podem ser realizadas de segunda a sexta-feira nos dois ambulatórios que participaram da campanha e nas UBSs da cidade.

Thatyaine lembrou sobre a relevância de se utilizar a camisinha em todas as relações para se prevenir de ISTs. Preservativos masculinos e femininos foram disponibilizados para os alunos.