A Semana Acadêmica dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) contou com uma série de palestras de renomados especialistas do setor agrícola e veterinário, destacando temas relacionados às novas tecnologias e inovações no agronegócio brasileiro. O evento ocorreu entre os dias 28 e 31 de outubro, e foi coordenado pelo Prof. Dr. Fabio Olivieri de Nobile, responsável pelo curso de Agronomia, e pela Profa. Ma. Ana Carolina Pedrosa, coordenadora do curso de Medicina Veterinária.
A abertura aconteceu na segunda-feira, 28 de outubro, com a palestra “A 3ª Evolução do Agronegócio”, ministrada por Francisco Matturro, presidente da Rede ILPF, da LIDE Agronegócio e do Conselho da FUNDEPAG. Matturro abordou as transformações do agronegócio nacional, com foco nas novas exigências de produtividade e sustentabilidade. Nos demais dias, palestras segmentadas para os cursos foram realizadas.
AGRONOMIA
Na terça-feira, 29 de outubro, o evento teve a palestra “Avanços tecnológicos no cultivo de cana-de-açúcar”, apresentada por um painel de engenheiros agrônomos: Ana Carolina, da Associação dos Fornecedores de Cana da Região de Catanduva (AFCRC); Luiz Henrique, coordenador de aplicação da Usina Bela Vista de Pontal; e Ma. Klara Silva, da Bayer. Eles discutiram as tecnologias que estão revolucionando a produção de cana no Brasil.
A quarta-feira, 30 de outubro, trouxe aos participantes uma palestra sobre “Utilização de drones na agricultura”, com Julio Pignata Branco e José Eduardo Correa, ambos da EAVision Global. A apresentação detalhou como o uso de drones tem otimizado o monitoramento de culturas e proporcionado uma agricultura de precisão mais acessível.
Na quinta-feira, 31 de outubro, o Dr. Henrique J. Franco, sócio-diretor-técnico da Cropman e pesquisador na Universidade de Queensland, Austrália, conduziu a palestra “Soluções tecnológicas na agricultura”, abordando os avanços em técnicas de nutrição de plantas e manejo de solos.
MEDICINA VETERINÁRIA
Grandes Animais: Na terça-feira, dia 29 de outubro, o tema “Biotecnologias da Reprodução em Gado de Corte” foi abordado pelo palestrante médico veterinário, Marcos Guerra. Já o tema “As Diferenças da Sincronização de Cio entre o Gado de Leite e o Gado de Corte” foi discutido pelo médico veterinário, Dr. Rodrigo Forero, na quarta-feira, dia 30. Enquanto que o tema “Pelagens Equinas: Fenótipo e Genótipo” foi abordado pela médica veterinária Ma. Claudia Leschonski, na quinta-feira, dia 31 de outubro.
Pequenos Animais: Na terça-feira, dia 29 de outubro, o tema “Definição e Tratamento de Úlceras de Córnea” foi discutido pelo médico veterinário, Felipe Dametto Guerreiro. Enquanto o tema “Como Realizar o Exame Neurológico em Cães e Gatos” foi abordado pelo médico veterinário, Dr. Caio Malta, no dia 30. Já o tema “Importância da Citologia na Rotina Veterinária” foi ministrado pela médica veterinária, Dra. Letícia Abrahão Anai, no dia 31.
Animais Silvestres: No dia 29 de outubro o tema “Animais Silvestres vs. Exóticos. O Que Atendemos na Rotina de uma Clínica?” foi abordado pelo médico veterinário, Renato Boiani. O tema “Interface na Saúde Única de Animais Selvagens” foi ministrado pela médica veterinária Ma. Livia Andrade, no dia 30. Encerrando a Semana Acadêmica, o tema “Javalis no Brasil: Uma Abordagem One Health” foi discutido pelo médico veterinário Dr. Estevam Lux Hoppe, no dia 31.