O UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) foi reconhecido mais uma vez por meio da concessão do Selo de Instituição Ambientalmente Responsável, indicado às instituições que desenvolveram importantes ações ambientais. A certificação é promovida pela FACISB (Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos) Dr. Paulo Prata, por meio da Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente.
A entrega do Selo Natureza aconteceu no último dia 14 de dezembro, no campus da FACISB, com o UNIFEB sendo representado pela coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação, Profa. Dra. Nathalia Garlich, e também pelo Prof. Dr. Claudinei da Cruz, docente de Agronomia.
De acordo com Nathalia, as ações que alçaram o Centro Universitário para mais essa indicação do Selo foram os projetos de coleta de pilhas velhas para destinação correta; coleta de material plástico para reciclagem organizado pelos alunos de Engenharia; Semana do Meio Ambiente, com palestras e distribuição de mudas de árvores; além dos projetos de intervenção urbana e sustentabilidade desenvolvidos pelos estudantes de Arquitetura e Urbanismo. “Também promovemos um projeto de restauração ecológica do entorno da represa de Piracaia (SP), inclusive com a restauração dos serviços econômicos, ambientais e ecossistêmicos do local. Esse projeto foi desenvolvido pelos alunos dos cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, por meio do LEEA (Laboratório de Ecotoxicologia e Eficácia de Agrotóxicos) e LQA (Laboratório de Química Ambiental), ambos espaços de pesquisa do UNIFEB”, destacou.
O Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, explica que a instituição tem adotado uma agenda ESG (Environmental, Social and Governance), com o objetivo de desenvolver melhores práticas ambientais, sociais e de governança. “Nesses últimos dois anos temos implementado diversas ações de sustentabilidade a fim de conscientizar nossos alunos, professores e colaboradores acerca da importância de um olhar diferenciado para o meio-ambiente. Estamos vivenciando uma crise climática, que continuará afetando as próximas gerações caso não tenhamos ações pontuais e efetivas”, enfatizou.
A certificação de Instituição Ambientalmente Responsável é válida por um ano e poderá ser utilizada até novembro de 2024, quando novos selos serão conferidos.