Acontece neste domingo (29) o segundo turno das eleições municipais que definirão os prefeitos em 57 cidades brasileiras com mais de 200 mil eleitores. Neste ano, o perfil do eleitorado é de maioria feminino, totalizando 54% de mulheres entre 38.284.410 brasileiros aptos a votar.
A votação manterá o esquema de horário ampliado e os eleitores poderão votar entre 7 e 17 horas, com a faixa de horário das 7 às 10 horas, preferencial para pessoas acima de 60 anos, que representam grupo de risco para a Covid-19.
Dos 57 municípios onde será realizado o segundo turno, 18 são capitais. O Nordeste tem a maior quantidade de capitais que ainda não definiram um prefeito no primeiro turno. Entre as cidades que seguem para as eleições estão Recife, Maceió, Fortaleza, São Luís, João Pessoa, Teresina e Aracaju.
No Norte, eleitores de Rio Branco, Belém, Manaus, Porto Velho e Boa Vista também comparecerão no segundo turno. Eleitores do Sudeste terão que definir a chefia do Executivo municipal em Vitória, no Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.
Goiânia, em Goiás, e Cuiabá, no Mato Grosso são as únicas capitais do Centro-oeste a disputar o segundo turno. Já no Sul do país, apenas Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, vai definir a disputa neste domingo.
No estado de São Paulo terá segundo turno em 16 cidades, inclusive algumas próximas a Barretos, como Ribeirão Preto e Franca. Outra cidade vizinha onde será realizado o segundo turno é Uberaba, em Minas Gerais.