Marcelo Jamal, secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade, explicou sobre o serviço de roçagem na Estância Turística de Barretos. “Nesta época do ano em que o dia é maior do que a noite e com contribuição da umidade e da temperatura, as gramíneas crescem de 4 a 8 centímetros por dia, portanto, cerca de um metro e meio em um mês. Quando começamos o ano, 36 pessoas estavam em ação em Barretos realizando roçagem e já ampliamos esse número para 64”, destacou. Jamal ressaltou que em janeiro as equipes iniciaram o trabalho de roçagem pela região norte e neste momento já estão concluindo os bairros da região sul.
O secretário lembra que, além do crescimento acelerado, outros fatores dificultam o trabalho. “A administração anterior estava com número muito reduzido de pessoas realizando esse trabalho. O mato já estava muito alto e isso gera três vezes mais resíduos para ser retirado do local, demandando mais tempo para as equipes. Além disso, em vários locais, a gente pega uma situação que não era esperada, com lixo que é colocado em terreno, em que a gente tem que resolver a questão do lixo primeiro para depois começar a roçada”, destaca Jamal.
Descarte correto de lixo
Jamal lembra que lixo e matérias sem serventia devem ser descartados corretamente. Há seis Ecopontos na Estância Turística de Barretos, com funcionamento de segunda a sábado das 7 às 19h. Ele reforça que pessoas em situação de vulnerabilidade que têm em seus imóveis materiais sem serventia e não têm como levá-los até um ponto de descarte podem entrar em contato com a Prefeitura por meio da Ouvidoria Municipal – telefone e WhatsApp (17) 3612-2100 – e agendar um horário para que esses materiais sejam buscados.
Obrigação de manter terrenos limpos
O secretário também lembrou aos proprietários de terreno que já foi feita uma notificação na Folha de Barretos para que todos providenciem a limpeza de seus terrenos e os mantenham sem mato, evitando a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como a dengue e de animais peçonhentos, como os escorpiões. “Agora em março multas passarão a ser aplicadas para os proprietários que não cumprirem essa determinação. É preciso manter os terrenos limpos, inclusive retirando o mato. Não basta passar um herbicida e deixar o resíduo lá, pois se esse material pegar fogo, o proprietário também poderá ser multado por isso”, ressalta Jamal.
Endereços dos ecopontos:
Califórnia: Rua Cristiano de Carvalho, n. 50
Cristiano de Carvalho: Avenida João Ribeiro do Nascimento
Exposição: Rua Fábio Junqueira Franco, n. 301
Leda Amêndola: Rua João Botacini, s/n.
Nadir Kenan: Rua Rage Caiel, n. 400
Santa Cecília: Avenida Antônio Machado das Dores, s/n.