Secretaria de Saúde alerta sobre riscos da gripe em crianças e disponibiliza vacinação noturna

A vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio e, conforme o último balanço feito pela Secretaria Municipal de Saúde, na quinta-feira, 25 de abril, 1.130 crianças de seis meses e menores de seis anos receberam a vacina na cidade. “Ainda falta vacinar 74% das crianças de Barretos nessa faixa etária para atingirmos a meta da cobertura vacinal. É muito triste ter a vacina e os pais não levarem as crianças para vacinar”, afirmou a secretária Graça Lemos.

No mês de maio, haverá vacinação noturna em Barretos, a partir desta quinta-feira, dia 2. Será nas UBSs dos bairros Barretos 2 e Marília, até as 20h, aberta a toda à população. Além dessa ação adicional para facilitar o acesso à vacinação, todas as demais UBSs continuam vacinando de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h.

Vacina e educação

A Prefeitura tem também aderido a estratégia indicada pelo Ministério da Saúde para vacinação em escolas: uma unidade escolar foi ponto de vacinação na sexta-feira, dia 26. Os pais devem procurar o local em que seus filhos estudam para ter mais informações e manter atualizada a declaração de vacina da criança. Nas escolas em que for ocorrer vacinação, é possível deixar preenchida autorização.

Importância de se proteger

A secretária destacou que nos últimos meses está aumentando a procura de atendimento médico por crianças com sintomas respiratórios. Na entrevista coletiva realizada na tarde de sexta-feira, 26, ela lembrou que as crianças têm risco maior de apresentar quadros graves e até de morte por gripe e, por isso, estão entre os públicos prioritários para serem vacinados.

Além das crianças de seis meses a menores de seis anos, a vacina também é aplicada em pessoas com mais de 60 anos, gestantes, trabalhadores da educação e da saúde, entre outros grupos prioritários.

Também é importante evitar o contato com pessoas que estejam com sintomas, lavar a mão frequentemente com água e sabão, manter o ambiente ventilado e se hidratar.

Atendimento médico

Graça lembrou que as pessoas que precisarem de atendimento à noite, de segunda a sexta-feira, podem procurar as UBSs dos bairros Marília e Barretos 2, que funcionam até as 22h; além da UPA 24h. Durante o dia, das 7 às 17h, cada paciente pode procurar a UBS mais próxima de sua residência.