Secretária de Educação visita obras de manutenção do Cemei Tenente Affonso Câmara Filho e faz alerta sobre fake news

A Secretária Municipal de Educação da Estância Turística de Barretos, Jéssica Maria dos Santos, realizou na manhã desta sexta-feira, 16 de fevereiro, uma visita técnica às obras de reparo no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Tenente Affonso Câmara Filho, localizado no bairro América.

A iniciativa teve como objetivo alertar a população sobre informações que não são verdadeiras referentes à unidade escolar, que em agosto de 2023, apresentou problemas nas redes de água e esgoto, o que ocasionou rachaduras nas paredes de salas usadas para serviços administrativos.

Jéssica lembrou que em 2021, quando esta gestão assumiu a Administração Municipal, o local estava em reforma, porém as obras encontravam-se paralisadas há mais de três anos com as atividades sendo desenvolvidas de forma adaptada em uma casa alugada. “Diante da importância desse espaço para moradores da região, optou-se por dar continuidade aos trabalhos. Uma vez que a empresa que havia iniciado a reforma não havia concluído o serviço, retomamos o trabalho com uma nova empresa. Em fevereiro de 2022, o Cemei foi entregue para a nossa população totalmente reformado e ampliado”, contou.

Com a reforma e ampliação, foram construídas quatro novas salas de aula, hall de entrada coberto, cozinha, refeitório, espaços multiuso, dispensa e sala de amamentação. Além de reforma nos banheiros, salas de aula existentes, pátio e áreas administrativas. “Foi um sonho realizado para a comunidade escolar, para os pais, para as crianças e para nós dessa escola”, completou a diretora do Cemei, Renata Aparecida dos Santos.

Problema detectado e rápida ação

Em agosto de 2023, um grave problema foi identificado nas redes de água e esgoto de uma das alas do Cemei. “Imediatamente, iniciamos os levantamentos técnicos para tomar as providências e remanejamos as atividades escolares para que os alunos não fossem impactados, garantindo assim o ano letivo”, explicou.

A diretora do Cemei relatou que o problema de esgoto é antigo e que em 2018, uma parte da escola chegou a afundar. “Quando eu assumi, em janeiro de 2019, estava acontecendo a reforma por uma empresa para a substituição da rede de esgoto. Terminou a reforma e ela não ficou boa. Então foi feita uma nova licitação, ainda na gestão anterior, vencida pela mesma empresa, que retornou para continuar a obra, mas acabou abandonando o serviço, que ficou bastante tempo parado. Foi na atual administração que os trabalhos recomeçaram, quando a segunda empresa da licitação foi chamada e assumiu. Além da reforma, a escola foi ampliada com novas salas, de uma nova cozinha, de uma sala de alimentação e toda a revitalização do espaço escolar.”, detalhou.

O engenheiro civil Luiz Roberto Balieiro Silva acompanhou a secretária e falou das ações realizadas assim que o problema foi identificado. “Esse problema de esgoto gerou um recalque na fundação. De de imediato, foi feito o reforço de fundação. O reforço é feito com estacas de concreto cravadas com um macaco hidráulico, que mantém, seguram, estabilizam a obra do jeito que ela está. Para ver a estabilidade, verificamos as trincas e elas estão paradas, ou seja, a parte de fundação está resolvida. O mais difícil, essa administração já fez, que foi o reforço”, explicou.

A manutenção da escola segue para mais uma etapa, mantendo a rotina escolar. “A escola ainda está em manutenção. Mas é fake news dizer que entregamos o CEMEI sem qualidade. Mais uma vez, estamos aqui trabalhando, de forma séria e responsável, para que esta unidade tenha a qualidade, que é a marca da nossa gestão’, concluiu a Secretária Jéssica.