A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do Programa Municipal IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve, mais uma vez, ações de conscientização e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ao longo da 68ª Festa do Peão de Boiadeiro. A equipe do programa realizará, gratuitamente, testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Também serão distribuídos preservativos masculino e feminino, gel lubrificante e folders educativos e orientação sobre as ISTs e a profilaxia preventiva para HIV (PREP).
As ações no trailer da Saúde serão realizadas entre hoje (17) e domingo, dia 20, das 17h30 a 0h30, sendo retomadas no mesmo horário entre quarta (23) e sábado (26) da próxima semana. No último dia da Festa (domingo, 27), a equipe realiza as ações das 16 às 20h30. O trailer fica estacionado próximo à entrada da Festa.
Cecília de Assis Marques dos Reis, coordenadora do Programa Municipal IST/HIV/AIDS, reforça que a testagem rápida é disponibilizada para todas as pessoas a partir de 13 anos de idade. “Realizamos os testes gratuitamente para todo o público que nos procura, tanto de Barretos, quanto turistas. Sejam as pessoas que estão dentro do evento trabalhando e encontram um tempinho para ir até nós ou quem está indo curtir a Festa e após a testagem pode ter mais segurança.
Ela informa que o resultado do teste rápido sai em aproximadamente 20 minutos. Para poder levar o resultado, a pessoa deve apresentar documento com foto no momento da testagem e, se possível, o Cartão SUS. O trailer conta com um ambiente apropriado para a pessoa receber resultado do teste, que só entregue diretamente para quem foi testado.
Se o teste rápido for positivo, a pessoa é orientada a procurar uma unidade de saúde para realizar exames de confirmação. “O resultado positivo quanto antes for detectado, melhor. Uma vez confirmado em exame posterior, vai fazer o tratamento para sua saúde e para não transmitir a IST para outras pessoas”, ressalta.
Tradição em prevenção
Cecília observa que quem trabalha com festas, por exemplo, viaja muito e nem sempre encontra tempo para conferir como está a sua saúde. “Ao longo dos anos desenvolvendo esse trabalho, além da contribuição com a distribuição de preservativos, encontramos pessoas que agradecem por terem ficado sabendo conosco de uma IST e passaram então a realizar o tratamento, evitando assim agravo e transmissão”, relata a coordenadora.
Há quase duas décadas, a Prefeitura realiza esse trabalho na Festa do Peão. Ao todo, ao longo dos nove dias de ação, a Secretaria Municipal de Saúde enviará 21 profissionais para desenvolverem as ações. Na edição passada, foram realizados mais de 300 testes para ISTs; destes, dez pessoas receberam orientação para realizar exames de confirmação para sífilis. Na ocasião, foram distribuídos mais de 70 mil preservativos, entre masculinos e femininos e 2500 unidades de gel lubrificante, que também contribui para a prevenção. “Festa do Peão no Barretão só com Prevenção. Use camisinha” finaliza Cecília.