Criadas para incentivar o aleitamento materno por meio da conscientização sobre os benefícios da amamentação, a Secretaria Municipal de Saúde passa a realizar ‘rodas de amamentação’ em unidades de saúde da Atenção Básica de Barretos. A ação é uma parceria com Santa Casa de Misericórdia e busca, também, proporcionar maior qualidade de vida à gestante e ao recém-nascido, além de estreitar os laços entre a Atenção Básica e a Alta Complexidade.
Marina Francisco, coordenadora na Atenção Básica, destaca que a expansão da ação da Santa Casa, onde era realizada antes do início da pandemia, para as unidades começa no próximo dia 23, e é destinada a gestantes e lactantes. “Enfermeiras da Santa Casa que são consultoras em amamentação estarão nas nossas unidades, levando informação e se aproximando das gestantes e mulheres que estão amamentando, buscando tornar as rodas de amamentação acessíveis para moradoras de toda a cidade. É mais uma ação que integra o objetivo traçado pela administração municipal de proporcionar mais qualificação à saúde em Barretos”, informa.
A primeira unidade a receber a ‘roda de amamentação’ será a USF Christiano de Carvalho, na quinta-feira (23), das 14h às 15h30, e todas as gestantes e lactantes da cidade estão convidadas a participar da ação. Segundo a Secretaria da Saúde, outras unidades integram a programação da ação, que tem previsão de ser realizada mensalmente.
Para Aryadne O’neil, enfermeira obstetra do complexo materno infantil da Santa Casa, a expansão da atividade é muito positiva. “Essa é uma ação essencial para darmos continuidade na assistência a mães e bebês, reforçando a transição do cuidado, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população”, afirma.
Para participar da ‘roda de amamentação’, não há necessidade de inscrição prévia e entre as participantes serão sorteados kits de higiene para o bebê.