Saúde orienta sobre vacinação contra Covid-19 e outras doenças

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mantém a vacinação contra a Covid-19. Com o intuito de otimizar o número de doses recebidas, levando em conta que um frasco da vacina contém 10 doses e após aberto pode ser utilizado por até 12 horas, a pasta estipulou que, para agendar a segunda dose, os pais ou responsáveis por crianças de 5 a 11 anos que receberam a primeira dose da vacina Pfizer pediátrica há 56 dias ou mais devem entrar em contato com a Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência e informar o nome da criança.

Já as crianças de 3 a 11 anos que ainda não tomaram nenhuma dose de vacina contra a Covid-19 podem ser levadas a qualquer UBS ou USF de segunda a sexta-feira das 8 às 16h para receber a primeira dose da Coronovac. Aquelas que tomaram a primeira dose de Coronavac há 28 dias ou mais também podem ser levadas a uma UBS ou USF para receber a segunda dose, sem necessidade de agendamento prévio.

Vacinação no Postão

A aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 para as crianças de 6 meses a 2 anos de idade que tenham comorbidades (conforme lista de doenças definida pelo Ministério da Saúde), deficiência permanente ou imunossuprimidas (com baixa imunidade) é feita no ARE I (Postão) às quartas-feiras, das 8 às 12h. É necessário comprovar a condição clínica, que justifica estar no grupo prioritário. A vacinação para essa faixa etária é feita com a Pfizer baby e o esquema vacinal requer três doses. A segunda dose deve ser aplicada quatro semanas após a primeira e, posteriormente, será necessária a terceira dose. Às quartas-feiras, das 8 às 12h, o ARE I também funciona como posto de aplicação da Coronavac (primeira ou segunda doses) em crianças de 3 a 11 anos.

Adolescentes, adultos e pessoas idosas

A população de todas as idades deve seguir atenta ao calendário vacinal contra a Covid-19, retornando a uma unidade de saúde para receber as doses de reforço (terceira e quarta) quatro meses após a dose anterior.

Em todas as UBSs e USFs, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, seguem disponíveis as primeira e segunda doses para todas as pessoas a partir de 12 anos que ainda não as receberam. Para imunossuprimidos a partir de 18 anos que completaram quatro meses da quarta está disponível a quinta dose.

Outras vacinas

Seguem disponíveis, de segunda a sexta-feira das 8 às 16h em todas as USFs e UBS, as vacinas contra:

Gripe

Toda a população, a partir dos 6 meses de idade, pode tomar a vacina contra a gripe.

HPV

A vacina contra HPV deve ser tomada por todos os meninos e meninas com idade entre 9 e 14 anos. Para a imunização ficar completa, devem ser aplicadas duas doses, com intervalo de 6 meses entre a primeira e a segunda.

Meningite

Está sendo realizada vacinação contra a meningite para adolescentes e profissionais de saúde.

Todos os meninos e meninas entre 11 e 14 anos devem ser levados a uma UBS ou USF para serem vacinados contra a meningite com a vacina meningocócica ACWY.

Profissionais de saúde devem procurar uma UBS ou USF para tomar a vacina meningocócica C. É necessário apresentar comprovante profissional. Por precaução, gestantes, puérperas e mulheres que estão amamentando devem esperar para tomar essa vacina.