Saúde: equipe de Estratégia da Família passa a fazer atendimento no Distrito Prata

A população rural do Distrito Prata passa a contar, em seu próprio território, quinzenalmente com o atendimento da equipe de estratégia da família, responsável pela atenção básica de saúde. Com a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Barretos, os 78 moradores dessa região rural não precisarão mais se deslocar por aproximadamente 40 minutos até a Unidade Saúde da Família (USF) para passarem pelo médico ou terem atendimento da enfermeira da estratégia da família. Antes dessa ação, para se consultar, eles precisavam ir até a USF do Ibitu, que é outra área rural, a 22 quilômetros de distância.

Os atendimentos na região do Distrito Prata serão realizados na igreja São Vicente de Paulo, na própria comunidade rural e a princípio será quinzenal.  Esta segunda-feira, 8, foi o segundo dia da ação, iniciada na segunda-feira 25 de julho.

Levando o serviço até a comunidade

No espaço preparado na igreja, os moradores passarão por consulta médica e poderão fazer exames como eletrocardiograma quando necessário ou terem materiais para outros exames coletados e levados pela equipe de estratégia de saúde para análise laboratorial. “Na primeira segunda-feira, iniciamos os atendimentos aos pacientes dentro da igreja e o consultório médico foi montado na sacristia. Nesse primeiro dia, foram 20 atendimentos e deu tudo certo”, conta a enfermeira Elissandra. A equipe também já deixou no local uma maca, uma mesa e cadeiras para as próximas vezes.

“Também vamos acompanhar a carteira de vacinação dos moradores e agora podemos aplicar ali mesmo as vacinas contra Covid-19, gripe e outras que sejam necessárias”, destaca Elissandra. Nesta primeira semana, um paciente recebeu a segunda dose da vacina contra Covid-19 e outras duas pessoas foram vacinadas com a dose de reforço. Um adulto e três crianças foram vacinados contra a gripe. “As crianças enfrentaram a picadinha com coragem. Não teve choro!”, comenta. A enfermeira também observou que os pacientes com medicamentos prescritos já saíram dali levando a medicação para casa.

Iniciativa

Em uma das constantes reuniões que as equipes da estratégia da família realizam a fim de proporcionar melhora continua no atendimento à população, Elissandra lançou a ideia de levar o atendimento para mais perto dessa população. A possibilidade foi abraçada pelo médico Murilo e pela gestão da Secretaria Municipal de Saúde, sendo feita a articulação e viabilizada a iniciativa.

Um trajeto difícil, com várias subidas, descidas e muitos quilômetros de terra. Foi isso o que a equipe de estratégia de saúde encarou para chegar até os pacientes de Prata. “O importante é que terminamos o primeiro dia dessa nova experiência com a certeza de que fizemos a diferença para essa população. Estamos fazendo o nosso trabalho, mas os agradecimentos que recebemos dos pacientes por estarmos ali também foram muito gratificantes para nós”, relata Elissandra.

O médico da equipe de estratégia que atende na zona rural, Murilo Issa, observa que o território coberto é extenso. “Uma parcela desses pacientes tem prejuízos no cuidado com sua saúde por somar às dificuldades sociais, financeiras e culturais a barreira geográfica, situação comum aos povos dos campos e florestas do país”, compara.

Murilo ressalta que o acesso de primeiro contato é um dos  atributos essenciais da atenção primária em saúde e que historicamente é mal avaliado, por pacientes e profissionais de saúde em diversos estudos. “A organização de um sistema de saúde de qualidade começa com a ampliação do acesso”, observa.

“Com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, nossa equipe está se esforçando para ampliar o acesso à saúde nas áreas mais distantes do nosso território. Agradeço a cada profissional da saúde que, em algum momento, participou na construção desse projeto. Fomos muito bem recebidos pela comunidade na igreja do Prata”, destaca o médico.

Equipe de Estratégia da Família

Quatro profissionais compõem a equipe de estratégia da família que fará quinzenalmente os atendimentos no local: o médico, a enfermeira, a agente comunitária de saúde e um funcionário de serviços gerais, que dará apoio logístico. A agente comunitária de saúde Cláudia Abe mora na comunidade de Prata. Ela já é o contato mais próximo com os moradores no dia a dia e também fez o meio de campo na comunidade para se abrir as portas da Igreja São Vicente de Paulo para essa iniciativa.

Nos demais dias da semana, os moradores de Prata podem contar com o suporte da agente comunitária de saúde. Nesse período, ela também levanta as necessidades da população para planejar o atendimento e agendar as consultas que serão realizadas quinzenalmente.

Havendo necessidade extraordinária nesses outros dias, os moradores podem se deslocar a uma USF ou Unidade Básica de Saúde (UBS) dentro do horário de atendimento ou, em caso de urgência e emergência, à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funciona 24h na Via Conselheiro Antônio Prado, bairro Pereira. A UPA é referência para todo o município, bem como o Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) 192, também destinado a atendimentos de urgência e emergência.

Na zona rural, além da ação quinzenal no distrito de Prata, a mesma equipe de estratégia da família faz atendimento nas USFs de Ibitu e de Alberto Moreia. Os atendimentos médicos na USF Alberto Moreira são às terças e quintas-feiras. Na USF Ibitu, é realizado todas as quartas e sextas-feiras e na segunda-feira passa a ser quinzenal, na semana oposta ao atendimento no Prata. Mesmo quando a equipe de estratégia de família está em outro lugar, as USFs ficam em funcionamento para atendimentos da rotina, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h.

Serviço:

Distrito Prata – Atendimento da equipe de estratégia de Família na igreja São Vicente de Paulo:
Quinzenal – às segundas-feiras

USF Ibitu:

Referência para os bairros: Ibitu, Adolfo Pinto, Lagoinha, Três Barras, Ranchos  Rio  Pardo,  Cachoeirinha,  Cruzeirinho,  Fazendas da Vicinal fora da Lagoinha, Fazenda da Rod. Assis Chateaubriand e distrito Prata.
Endereço: Av. Jorge Tibiriçá s/nº – Distrito de Ibitu
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 07h às 17h
Atendimento médico: quinzenal às segundas feiras e todas as quartas e sextas-feiras
Telefone: (17) 3612-2477

USF Alberto Moreira:

Referência para os bairros: Alberto Moreira, Cidade Maria, todas as chácaras, sítios e fazendas do pontilhão até a divisa de Colômbia e Guaíra.
Endereço: Rua 6 s/nº (com Av. 3) – Distrito de Alberto Moreira
Funcionamento: segunda a sexta, das 07h às 17h
Atendimento médico: terças e quintas-feiras
Telefone: (17) 3612-2488