A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, continua com a aplicação da vacina Pfizer Bivalente, contra a Covid-19, em públicos prioritários. A vacina segue disponível para os públicos contemplados nas fases 1 e 2 dessa vacinação:
– pessoas com 60 anos ou mais;
– imunocomprometidos com 12 anos ou mais;
– pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPs) e residências inclusivas (RIs) com 12 anos ou mais – abrigados e os trabalhadores dessas instituições;
– comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas com 12 anos ou mais.
Para receber a Pfizer Bivalente, deve fazer pelo menos quatro meses que a pessoa concluiu o esquema primário de vacinação. Essa vacina protege também contra a variante Ômicron, prevalente em todo o mundo, e suas subvariantes.
A Pfizer Bivalente é aplicada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. No ARE I, o Postão, é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.
Pessoas acamadas e moradores de ILPs e RIs
Pessoas acamadas que façam parte dos grupos já contemplados para essa vacinação podem ser vacinadas na própria residência. Nos bairros atendidos com Estratégia de Saúde da Família (ESF), os agentes de saúde possuem listas com informações de pessoas acamadas, que precisam receber a vacina em domicílio. De qualquer modo, o familiar pode entrar em contato com o agente de saúde ou ligar na USF informando o intuito de que a pessoa acamada receba a vacina bivalente.
Se a pessoa morar em um bairro atendido por UBS, em que não é realizada visita de agente de saúde na casa, neste caso pode entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica e a equipe da Saúde vai agendar a vacinação no domicílio.
As equipes da Saúde também seguem com a vacinação nas instituições de longa permanência e república inclusivas. Na terça-feira, dia 7, foram vacinados os moradores da Casa de Convivência Dr. Mariano Dias. Para os próximos dias, estão previstas vacinação na Vila dos Pobres e na Casa Transitória André Luiz. Administradores de outras instituições que abriguem pessoas a partir de 12 anos também podem entrar em contato com a Vigilância para agendar a vacinação.
Os agendamentos, para vacinar acamados no domicílio e para vacinação em ILPs e RIs, podem ser feitos, de segunda a sexta-feira das 7 às 17h, pelo telefone 98199-0050.