A menopausa, parada da menstruação é um evento normal do desenvolvimento que ocorre em mulheres em torno dos 50 anos. Este período vem acompanhado de várias mudanças físicas, algumas das quais ocorrem na boca.
Os problemas bucais que mais comumente ocorrem na menopausa são:
Desconforto bucal – Aparecimento de dor, sensações de ardor, percepção alterada do gosto (salgado, picante ou amargo) e o ressecamento da boca.
Alterações da mucosa bucal – A mucosa pode apresentar-se com aparência atrófica e pálida, ou até mesmo com gengivoestomatite menopáusica (gengiva seca e brilhante, que sangra com facilidade e varia de uma cor pálida anormal até um tecido muito eritematoso, vermelho).
Salivação – O fluxo salivar tende a diminuir, podendo ser agravado pelo uso de alguns medicamentos que são comuns à mulher usar neste período. Esta diminuição da saliva pode provocar alterações nas papilas gustativas e deixar a mulher mais vulnerável ao desenvolvimento de doenças bucais.
Osteoporose – Esta é uma das grandes preocupações com a saúde da mulher. Na cavidade bucal essa condição também traz preocupação, pois leva a perda de massa óssea na maxila e mandíbula, acentuando a perda de dentes quando a mulher já apresentava doença periodontal antes da menopausa.
Os exames preventivos fazem parte da rotina de cuidados da saúde feminina e assim também deve ser com a saúde bucal, uma vez que as influências hormonais, durante os vários ciclos de vida da mulher, têm impacto direto na cavidade bucal. Visitas periódicas ao dentista irão proporcionar maior conforto, maior possibilidade de manutenção dos dentes naturais, aquisição e manutenção da saúde bucal; consequentemente melhor qualidade de vida para mulher durante a menopausa.