O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU da Estância Turística de Barretos abre inscrições para o Projeto “Amigos do SAMU”. A capacitação de oito horas visa tornar cidadãos barretenses multiplicadores de informação a respeito de como funciona o SAMU 192 e sobre as primeiras ações a serem tomadas diante de uma emergência. Há 60 vagas para o curso, que vai ocorrer no dia 03 de setembro, sábado, das 8h às 18h.
Responsável pelo NEP, o médico Thalles Almeida lembra que a retomada do projeto estava entre as propostas da atual gestão municipal. Segundo Thalles, a ação é uma iniciativa do município, que estava interrompida há alguns anos. “Embora o SAMU tenha uma equipe técnica capacitada, desde a regulação até o suporte avançado, percebemos que nossas ocorrências eram prejudicadas pelo fato da população não ter conhecimento básico sobre o que o é SAMU e como se comportar perante uma situação de urgência/emergência até a chegada da equipe no local”, lembra. Foi então que o curso foi criado, para instruir pessoas que não trabalham na área da saúde. Desde a criação, cerca de 500 pessoas já passaram pelo treinamento.
“Concluiu-se que com essa iniciativa poderíamos melhorar o serviço do SAMU, proporcionando maior qualidade a todo o atendimento de urgência/emergência. Cidadãos leigos passam a estar mais bem preparados para nos passar as informações, auxiliando assim o nosso atendimento à população”, menciona. O objetivo é otimizar o serviço em todos os aspectos, aumentando as chances de se obter sucesso no socorro e menos agravo aos pacientes.
No curso ‘Amigos do Samu’, o cidadão leigo (que não tem formação na área de saúde) tem treinamentos teóricos e práticos, passando a ter condições de realizar avaliação primária básica na vítima sem prejudicá-la. “Ao mesmo tempo, faz com que esse cidadão treinado conosco seja um multiplicador, repassando à população a orientação sobre o funcionamento do SAMU”, reforça. O curso ainda proporciona que esses multiplicadores se atentem à prevenção de acidentes de trânsito e domésticos e prevenção de doenças crônicas, com enfoque na qualidade de vida. Contribui para que mais vidas sejam salvas, para não aumentar a gravidade das ocorrências, para o bom funcionamento do serviço e para economia de recursos da saúde.
Quando e como se inscrever
As inscrições podem ser feitas de 08 de agosto até 02 de setembro, enquanto houver vaga, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, pelo telefone (17) 99733-9523, por meio de ligação ou por mensagem de WhatsApp para esse número. As responsáveis pelas inscrições são Eugenia e Larissa.
Para concluir a inscrição, os participantes do curso são orientados a levar à base do SAMU a doação de dois quilos de alimento não perecível, que serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade do município. O curso será realizado na Faculdade Barretos, na Avenida C-12, nº 1.555, Bairro Cristiano de Carvalho. Os participantes receberão certificação.
“É importante que as pessoas façam as inscrições para o curso e tirem eventuais dúvidas nos dias úteis, pelo telefone celular e horário que indicamos. Ligações para o 192 devem ser feitas quando se estiver precisando de atendimento de urgência e emergência”, ressalta.