SAAE Barretos repara erro de 30 anos de construção de ramais na Rua C15 do bairro Christiano Carvalho

O SAAE Barretos continua a obra que irá reparar definitivamente a rede de esgoto e os ramais da rua C15, no bairro Christiano Carvalho, construídos 30 anos atrás.

A C15 recebe um emissário de esgoto dos bairros Hussein Gemha, Pimenta e Santana, numa profundidade de cerca de 5 metros. Foi preciso realizar a obra nesta profundidade porque os bairros mencionados estão em localidades mais baixas.

“O que não deveria ter sido feito foi construir os ramais do esgoto das residências ligados diretamente nesse emissário, pois nessa profundidade é muito difícil o acesso quando é preciso fazer manutenções ou reparos, e o peso de toda essa terra pode afundar o ramal dentro da manilha cerâmica. Alguns moradores que vivem ali há 30 anos, relataram que foram feitas inúmeras perfurações no local para serem executados consertos pontuais. Várias emendas foram sendo feitas na rede ao longo da rua nesses anos, bem como afundamentos similares aconteceram. É um problema que vem sendo arrastado por muitos anos, mas que iremos reparar definitivamente”, esclarece o engenheiro civil Marcelo Borges.

A rede estava entupida em dois pontos, e a autarquia procurou desobstruí-las de todas as formas possíveis, mas o esgoto começou a retornar para a casa de uma moradora e provocar mais afundamento, pois a água levou a terra embora até que o asfalto cedeu por conta de inúmeras infiltrações.

“Nossa equipe vai corrigir este erro do passado de forma definitiva. Como é uma obra complexa, demorada e cara, foi se protelando. Está sendo feita a troca da rede de cerâmica por PVC e será construída uma rede coletora mais superficial para receber os ramais das casas. Caso seja preciso fazer uma manutenção no futuro, não será preciso executar a obra com a mesma complexidade”, destaca Graça Lemos, superintendente interina.