SAAE Barretos prossegue os testes com coagulante e intensifica descargas na rede de distribuição

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) iniciou, na última sexta-feira (07), testes com um coagulante alternativo para solucionar o problema de coloração da água no município. No sábado, o prefeito Odair Silva e o superintendente Nilson Andrade acompanharam de perto os ensaios técnicos realizados no laboratório da Estação de Tratamento de Água (ETA) Pereira, que antecederam a fase inicial dos testes em escala real na estação.

Os testes estão focados na avaliação da eficácia do novo coagulante na remoção de impurezas e na redução de reações químicas secundárias e indesejadas nas tubulações antigas da cidade, que podem contribuir para a alteração da coloração da água tratada.

A escolha de um coagulante mais adequado, à base de alumínio em vez de ferro, faz parte dos esforços da administração municipal para reduzir a presença de ferro residual e melhorar a qualidade da água fornecida à população. Durante este período de testes, o SAAE Barretos está intensificando as descargas nas redes de distribuição, com o objetivo de limpar as tubulações e minimizar o impacto de possíveis alterações na coloração da água. Essas descargas continuarão sendo realizadas ao longo da semana para garantir uma transição eficiente para o novo produto.

Durante o período chuvoso, a cor, turbidez e ferro dissolvido da água bruta aumentam, o que pode elevar a presença de ferro residual na água distribuída. Esse ferro residual, ao entrar em contato com tubulações metálicas antigas, pode reagir e formar compostos que alteram a aparência da água, conferindo tonalidades amareladas ou avermelhadas.

Os munícipes devem informar a autarquia sobre a coloração da água pelo fone/WhatsApp: (17) 3321 5300 ou 0800 772 5300.

Segundo Leonardo Caramori, chefe de Seção de Água, “com esse teste sendo bem sucedido e os resultados satisfatórios, será possível efetivamente iniciar a troca do coagulante à base de ferro para um à base de alumínio. “Espera-se que, depois da troca do coagulante efetivamente realizada, seja possível observar uma redução nesse residual de ferro que surge nas redes antigas que deixa a água com coloração”, explica.

“Os resultados dos testes serão consolidados em um relatório técnico, que orientará a decisão sobre a substituição definitiva do coagulante atualmente utilizado. Essa ação faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do SAAEB, para aprimorar a qualidade da água no município, incluindo a modernização de equipamentos e a implementação de novos processos de tratamento”, enfatiza Nilson Andrade.