SAAE Barretos promove capacitação para aprimorar detecção de vazamentos

O SAAE Barretos promoveu, no final da tarde de quarta-feira (17), no bairro Nova América, um treinamento para capacitar os servidores que passarão a executar trabalhos com o geofone, um aparelho utilizado para identificar vazamentos na rede de água e esgoto que não são detectados visualmente.

A escolha do local para a capacitação se deu pelo alto número de Ordens de Serviço registradas por moradores que comunicaram a autarquia sobre vazamentos. “Essa região apresenta muitos vazamentos e um índice elevado de reparos. Por isso, aproveitamos para inspecionar as redes e treinar dois servidores para auxiliarem nesse trabalho”, explica Roberlei Macedo, Chefe do Controle de Perdas do Centro de Controle Operacional/Telemetria.

O geofone identifica vazamentos por meio de ruídos audíveis e também por um sistema digital que fornece dados numéricos. Pontuações acima de 70 indicam a presença de vazamentos no local.

“Nosso objetivo é antecipar problemas, por isso estamos mapeando as áreas com maior incidência de intervenções nas redes, ou seja, nos bairros onde são realizados mais reparos, para identificar vazamentos e agir antes que causem danos maiores. Nos trechos com problemas, dependendo da extensão, aproveitamos para substituir a rede”, explica Marco Seiji, engenheiro civil e diretor técnico do SAAE.

Marco ressalta que uma das propostas é identificar também problemas nos ramais. Em casos de rompimento da rede de água, com a pressão, o vazamento se torna evidente e escorre pelo asfalto. Porém, no caso do ramal, que é uma tubulação menor responsável por levar água da rede para as residências, muitas vezes leva mais tempo para identificar o vazamento.