A base de concreto que sustenta os resfriadores de água na unidade do poção profundo do Dom Bosco apresentou sérias rachaduras devido ao recalque da estrutura, colocando em risco o abastecimento e a segurança local. Para solucionar o problema, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) iniciará nesta semana a construção de uma nova base, ao lado da estrutura comprometida.
Desde o ano passado, a equipe da autarquia vinha trabalhando para conter os danos e minimizar os impactos dos vazamentos, que surgiram devido ao recalque da estrutura. “Os tubos de conexão fixos aos resfriadores estavam forçando a fibra do equipamento, o que causava trincas e agravava os vazamentos. Apesar das medidas paliativas ao longo do ano, a solução definitiva só foi possível agora, com a inclusão dessa obra no PAC deste ano. Nossa prioridade é garantir a segurança e o funcionamento pleno do sistema”, explicou o diretor técnico do SAAEB, Marco Seiji.
Além de conter os danos, o SAAEB realizou o escoramento da estrutura comprometida para minimizar os efeitos do recalque. Agora, com a construção da nova base, os problemas estruturais serão solucionados.
O superintendente do SAAEB, Nilson Andrade, reforçou o compromisso da autarquia com a população: “Elaboramos um plano técnico em tempo recorde. Apesar dos desafios orçamentários e do período de seca no ano passado, priorizamos essa obra agora, no início do planejamento de 2025, e vamos iniciar a execução. Esse é mais um exemplo do nosso compromisso com a segurança e a qualidade no abastecimento de água”, disse.
A construção da nova base para os resfriadores é essencial para garantir a segurança da unidade e evitar riscos ao abastecimento, sendo uma prioridade da Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do SAAEB, para atender às necessidades da população de forma eficiente e responsável.