Na última quinta-feira (27), o SAAE Barretos finalizou a implantação do sistema automatizado de alcalinizante da água na Estação de Tratamento de Água na Vila Pereira, denominada ETA Pereira.
A finalidade desse sistema automatizado é melhorar e aperfeiçoar a operação de dosagem do alcalinizante permitindo a medição on-line e em tempo real diretamente no canal de água coagulada no processo de alcalinização da ETA Pereira.
“Antes da implantação desse sistema era necessário que o operador da ETA aguardasse os resultados das análises do laboratório para, então, manualmente, realizar as correções necessárias na dosagem de alcalinizante na água. Agora é possível acompanhar em tempo real as variações da qualidade da água bruta. A definição do pH de coagulação em uma das etapas do tratamento da água tem um papel fundamental no tratamento da água. E assim agilizaremos a operação durante o dia-a-dia, minimizando erros humanos e melhorando a estabilidade das variáveis de processo”, explica Fabiano Ribeiro de Oliveira, Chefe do Setor de Tratamento e Controle de Qualidade do SAAE.
Foram utilizados equipamentos e instrumentos de ponta, incluindo sensores de processo, Controlador Lógico Programável (CLP) e Supervisório para assegurar a qualidade do serviço e garantir que corresponda com as expectativas. O sistema é de fácil manuseio por ter telas amigáveis e simples de operar, mantendo o alto padrão de qualidade e a fidelidade com os resultados.
“O objetivo dessa implantação é supervisionar, controlar em tempo real e aperfeiçoar os processos envolvidos, além da economia dos produtos químicos utilizados. Desse modo, o SAAE busca cada vez mais garantir a melhoria da qualidade do tratamento de água e aderir ao avanço tecnológico com o que há de melhor atualmente no mercado”, destaca Graça Lemos, superintendente interina.