A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública, anunciou mais um investimento para a Ronda Municipal. Os 23 Agentes de Segurança receberam um novo lote de spray de gengibre, que é utilizado nas ações de patrulhamento.
Considerado uma arma não letal, sua funcionalidade tem como objetivo a segurança preventiva. Para o secretário de Ordem Pública, Luiz de Matos, o equipamento é um importante instrumento de trabalho para corporação. “A Ronda Municipal de Barretos tem feito um trabalho muito mais próximo à comunidade e ao cidadão de bem, contribuindo para as questões de segurança no município. Isso é reflexo dos investimentos que a gestão da Prefeita Paula Lemos tem feito”, ressaltou.
Em 2022, a Prefeitura da Estância Turística de Barretos deu iniciou um plano de investimentos na Ronda Municipal com os objetivos de valorizar e capacitar os Agentes de Segurança e equipar o departamento. Uma das primeiras iniciativas foi a alteração do padrão salarial dos servidores. Inicialmente, o salário base da categoria passou da referência 22 para 25; o que se repetiu em fevereiro deste ano, quando um novo ato do Executivo elevou o patamar da remuneração para 28, registrando um aumento superior a 9%. Sobre o vencimento base dos servidores da Ronda Municipal, há também o adicional de peculiaridade de 30%, mediante avaliação e aprovação do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt), que para um Agente de Segurança em início de carreira, sem progressões, passou a ser de R$ 876,39.
Também em 2022, a atual Administração investiu em equipamentos ao adquirir coletes balísticos e lanternas de longo alcance à Ronda Municipal. “São itens que os Agentes de Segurança nunca tiveram e que fazem uma grande diferença no desempenho de suas funções, pois com mais segurança é possível atuar com mais eficiência”, ressaltou Matos, que destacou, ainda, a confecção de novos uniformes.
Base de Operação
O conforto no ambiente de trabalho também integra as ações de valorização da Ronda Municipal, que passou a ter uma própria base de operação. “Quando a Ronda Municipal foi criada lá no passado, não se pensou em uma base. Foi a prefeita Paula Lemos que se dedicou para mudar essa realidade e já no início deste ano os servidores e servidoras da Ronda passaram a contar com uma base própria e planejada para a rotina dos Agentes de Segurança. O local dispõe de áreas de conforto, com sofás, camas confeccionadas pela Carpintaria da Prefeitura, além de colchões para que possam permanecer em momentos de descanso, com quartos e banheiros separados para homens e mulheres”, explicou o secretário de Ordem Pública.