O projeto de revitalização da Praça Francisco Barreto avança mais uma etapa e entra na fase de assentamento do piso, que será em pedra portuguesa. Segundo a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento, as calçadas no entorno do equipamento já foram concluídas com a técnica de concreto vassourado.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Henrique Gonçalves Lúcio, explicou que o projeto arquitetônico prevê a uniformização dos espaços da praça central com a substituição do asfalto da Alameda Padre Cezar Luzio Júnior, que passa em frente à Catedral do Divino Espirito Santo. “Todas as calçadas ao redor da praça foram feitas em cimento vassourado e o interior será em pedras portuguesas. Na Alameda, para não quebrar o conjunto e manter um único plano, serão utilizadas pedras portuguesas pretas maiores, não escorregadias, praticamente do tamanho de paralelepípedos, assentadas de forma a sustentar o tráfego de veículos”, comentou.
Para o assentamento das pedras, o trânsito pela Alameda Padre Cezar Luzio Júnior será interrompido a partir da próxima segunda–feira, 21 de agosto, até o dia 9 de setembro. “A interdição da via é necessária para a realização do serviço e foi definida em tratativas entre a prefeitura, empresa responsável pela obra e a Cúria Diocesana. O assentamento das pedras não interromperá as atividades religiosas do local”, reforçou o secretário.
Pontos de ônibus cobertos
O retrofit, processo de modernização pelo qual passa a Praça Francisco Barretos, e que contempla a adequação da estrutura da antiga biblioteca para acomodar os comerciantes instalados no local, novos sanitários, adaptações de acessibilidade, iluminação e novo projeto paisagístico, também prevê a instalação de pergolados, estruturas decorativas e funcionais, nos pontos de ônibus, de táxis e da nova praça de alimentação. “Alguns pergolados serão cobertos com material acrílico maciço fumê, como os pontos de ônibus da Avenida 21 e em parte da Praça de Alimentação. Os outros pontos terão a estrutura vazada para que sejam forradas com a nova vegetação, compondo o novo projeto paisagístico do local”, explicou.