Nos últimos dias 28 e 29 de setembro, a Reitoria do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) esteve presente na 25ª edição do FNESP, considerado o maior fórum sobre ensino superior da América Latina, realizado na cidade de São Paulo. Cerca de 1200 gestores e mantenedores de IES (Instituições de Ensino Superior) de todo o Brasil participaram de diversas palestras, inclusive com educadores internacionais.
No dia 28, a abertura do fórum contou com as presenças da presidente do SEMESP (entidade que representa as mantenedoras de ensino superior do Brasil), Lúcia Teixeira; do presidente do CNE (Conselho Nacional de Educação), Luiz Roberto Liza Curi; além do ministro da Educação, Camilo Santana. “O ensino privado é responsável pela grande maioria das matrículas na educação superior. Precisamos somar esforços em todos os níveis educacionais, inclusive na formação de professores, para podermos caminhar juntos para uma educação atraente, que garanta o acesso da população ao ensino superior”, destacou o ministro.
Para o Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, a educação superior tem que garantir oportunidades de uma formação profissional e humana de qualidade, além de cuidar do bem-estar dos alunos e promover uma experiência acadêmica e social que impacte positivamente suas trajetórias. “O ensino superior precisa estar em constante mudança a fim de ofertar modelos de ensino que garantam acesso ao mercado de trabalho e formem novas gerações capazes de transformar a sociedade em diversos âmbitos”, ressaltou.
No dia 29, o encerramento foi marcado pela palestra do filósofo e educador, Mario Sérgio Cortella, que abordou sobre como é possível acelerar o processo de ressignificação e reconstrução do ensino superior. Além do Reitor do UNIFEB, também estiveram presentes a diretora acadêmica, Profa. Dra. Neide Lehfeld, e a diretora administrativa e financeira, Profa. Me. Eliane Araújo.
ENCONTRO NACIONAL REDES DE COOPERAÇÃO
Na véspera da abertura do FNESP, no dia 27 de setembro, aconteceu o 6º Encontro Nacional Redes de Cooperação organizado pelo SEMESP. O evento também foi realizado em São Paulo com a presença de dezenas de gestores do ensino superior.
Um dos principais e mais aclamados painéis do encontro foi conduzido pelo Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, que discutiu sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável, ODS, ESG e IES sustentáveis. “Levamos muito a sério a sustentabilidade em nossa instituição, que hoje conta com diversos serviços on-line responsáveis por diminuir em grande escala o uso de papel. Com isso, também conseguimos desburocratizar nossos atendimentos, um exemplo foi a emissão do diploma digital disponibilizado em poucas horas, quando anteriormente o prazo chegava a quase um ano”, enfatizou.
As diversas ações implementadas pela Reitoria do UNIFEB permitiram que a instituição fosse reconhecida entre as mantenedoras do Estado de São Paulo como um case de sucesso. “Conseguimos grandes avanços estruturais, acadêmicos e financeiros e isso é fruto de muito empenho e dedicação. Estamos projetando a instituição para os próximos 50 anos a fim de que ela possa continuar sendo referência no ensino superior do país”, finalizou Angelo Davis.