O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB), seguindo seu programa de manutenções preventivas no sistema de esgoto da cidade, nesta semana, concentra suas operações no bairro Baroni. A equipe do SAAEB está realizando a desobstrução das redes coletoras de esgoto para prevenir futuros entupimentos para manter o sistema sem grandes problemas.
A operação utiliza também nesta região da cidade a técnica de hidrojateamento, um método eficaz para a limpeza e desobstrução das redes. O processo envolve o uso de jatos de água de alta pressão que removem detritos, acúmulos de gordura e outros bloqueios nas tubulações, garantindo o fluxo do esgoto.
Segundo Dionatan Sousa, Chefe de Seção Manutenção da Rede de Esgoto, os trabalhos no bairro Baroni têm mostrado resultados positivos. “Nessa região, no passado, se encontrava bastante gordura e sujeira. Com a manutenção preventiva contínua, estamos obtendo sucesso. O retorno de esgoto está quase zerado no bairro”, comenta.
“É crucial a conscientização dos moradores do bairro Barone e de toda Barretos sobre o uso adequado da rede de esgoto. A rede é projetada para processar dejetos domésticos comuns, como descartes das pias de banheiro, cozinha e lavanderia, além das excreções no vaso sanitário. Contudo, é fundamental evitar o descarte de itens como papel higiênico, gordura de alimentos, preservativos, absorventes e outros resíduos na rede coletora. Essas ações inadequadas não só sobrecarregam o sistema, mas também aumentam o risco de obstruções e danos ambientais. Quando usamos a rede de esgoto corretamente, preservamos sua integridade, otimizamos recursos financeiros e possibilitamos que a administração municipal concentre esforços em outros serviços essenciais para o bem-estar e progresso da comunidade”, pontua Marcelo Borges, superintendente do SAAEB.