Os alunos da 10ª turma do curso de Farmácia do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos), que colaram grau em janeiro deste ano, participaram na última quarta-feira (1º) da cerimônia de entrega da carteira do CRF (Conselho Regional de Farmácia) do Estado de São Paulo.
Ao todo, 13 egressos receberam o documento de inclusão no órgão de classe, com as presenças da coordenadora do curso de Farmácia no UNIFEB, Profa. Dra. Regilene Steluti, e da delegada regional do CRF, a farmacêutica Camila Rocha Marin.
De acordo com Regilene, o procedimento de habilitação para receber o CRF só pode ser realizado após a conclusão do curso. “Os formandos dão entrada ao pedido no CRF com a entrega da documentação exigida e pagamento das taxas. Após isto, corre todo o processo e ao final acontece o juramento e entrega do número do CRF. Este processo, normalmente, demora por volta de um mês entre a data de entrega até o juramento e entrega do número do CRF. Como o curso de Farmácia do UNIFEB fez um convênio com o CRF, conseguimos que a entrega da carteira acontecesse em menos de 15 dias após a colação de grau”, explicou.
Em relação à importância desta habilitação, a coordenadora ressalta que o farmacêutico somente pode atuar na área exercendo a profissão, desde que possua o CRF. “Sem a habilitação do CRF o farmacêutico não pode ser responsável técnico por nenhum serviço de sua área de atuação. Deste modo, os alunos de Farmácia que colaram grau em 20/01/23 já estão aptos a exercerem integralmente a profissão”, enfatizou.
Sobre as perspectivas do mercado de trabalho para o profissional de Farmácia, Regilene destaca que o segmento é bastante amplo e possui diversas áreas de atuação. “Hoje o mercado de trabalho encontra-se bastante ativo, pois constantemente há a divulgação de vagas disponíveis em diferentes áreas na região de Barretos. Também, de um modo geral, a profissão encontra-se em alta, com possibilidades de trabalho em vários campos que a graduação em Farmácia permite”, concluiu.