Realidade das mães (Parte 2)

Que sejamos claros em dizer que essa data (Dia das Mães) é apenas simbólica e que devemos lembrar das mães com carinho e cuidado sempre, porque se não fossem por elas, eu não estaria escrevendo esse texto e você não estaria lendo o mesmo.

Provavelmente, você mãe, deve estar cansada de ler textos bonitos e carinhosos apenas em datas como essa. Vivemos em uma sociedade que ama se mostrar, ser o que gostaria de ser sem ao menos ser. Gritamos para sermos notados e essa data é exatamente a porta que encaixa muito bem nesse quesito. Tiramos fotos, fazemos “textões”, marcamos nossas mães em redes sociais, almoçamos em casas de familiares no domingo e postamos como exemplo de “Família Doriana” perfeita.

Mas, na verdade, a avó continua excluída no canto dos almoços e jantares. Passamos e registramos, postamos, logo existo, então, agora posso ir para o barzinho com amigos beber até não aguentar mais.

Gostaria que vocês entendessem, nessa minha vaidade em escrita, que o problema não está em sair, postar e divertir. Está no modo como utilizamos as ferramentas, afinal, o mesmo tipo de prego que prende um lindo quadro na parede foi utilizado para crucificar Jesus Cristo.

Temos toda uma maestria no amor de uma mãe para com seu filho, eu jamais vou conseguir ter uma base ou sentir algo próximo ao sentimento de uma mãe. Você, homem, se contente em nunca ter experiência tal como essa, mesmo achando que possa, acredite, você está enganado.

Winnicott, que foi um psicanalista brilhante, já nos ensinou muito sobre as mães e sua ligação e relação com seus filhos, porém não precisamos nos apegar em teorias. Olhe para sua própria mãe, nas falas, gestos, brigas e ações, até nos “NÃOS” da vida, o tanto de amor composto que está presente alí. Você, no seu estado de hoje, pode até não compreender as atitudes tomadas por ela, mas eu garanto que no futuro vai fazer total sentido, porque todos passam na sua vida, menos a sua mãe, ela se torna algo eterno e gratificante, porque tudo que você é hoje, tem uma grande ou total parcela dessa linda figura.

Então, meus caros leitores, vamos amar mais e postar menos, abraçar mais e mostrar menos, seja e não finja ser. Que em seu dia das mães você diga “eu te amo”, fale da importância, porque o amanhã pode não existir, como o meu não existe.

Feliz Dia das Mães para todas as figuras maternas do mundo e saibam que sou eternamente grato a vocês, mulheres, por serem mulheres.