O Rancho do Peãozinho será um dos espaços gratuitos disponíveis para toda a família que visitar o Parque do Peão, Rod. Brg. Faria Lima, Km 428 – Zona Rural, em Barretos/SP. Ficará aberto das 9h às 17h, entre os dias 19 a 28 de agosto. Em uma área de 35 mil m², haverá atrações diversificadas com o lema: a Diversão para a Educação. Por meio das mini-fazendas, o ambiente apresentará – com o enfoque principal – a valorização da cultura sertaneja.
A estrutura oferecerá diversas atividades para entreter e educar crianças e envolver seus familiares. Entre as atrações estão o circuito de jogos educativos da Mind Lab, que busca transmitir aos pais e também às crianças a importância de valorizar os animais, respeitar as diversidades e cuidar da natureza. Tudo isso por meio de uma metodologia inovadora de desenvolvimento socioemocional que se utiliza de jogos de raciocínio como ferramenta para conexão e transcendência de ensinamentos para a vida.
Monitores treinados pela equipe Mind Lab estarão à disposição para assessorar o público em um circuito de 4 jogos-desafios. Todos eles vêm com a temática de animais, sertanejo e/ou natureza e propõem reflexões, por meio de perguntas provocativas, sobre a importância da valorização cultural, o respeito ao próximo e conscientização ambiental.
Será um espaço divertido e chamativo de entretenimento. Além da presença de monitores para acompanhar as atividades, cada uma terá recursos autoexplicativos com as regras e as propostas. E, ao fim do circuito, o participante será convidado a expor sua vivência por meio do registro de frases e desenhos que serão expostos no local. Ao final dos 9 dias de evento espera-se compor um mural repleto de trocas e experiências proporcionadas no local.
Conheça um pouco sobre as dinâmicas:
A hora do rancho
Esta é a dinâmica central, adaptada de uma atividade chamada “A hora do rush”, que simula uma situação de trânsito. Porém, em “A hora do rancho”, os desafios serão atravessar um campo com animais e não uma estrada cheia de carros. A missão final do jogo é contribuir para que os animais saiam em segurança para o pasto.
A atividade é realizada em duplas e trata sobre resolução de problemas. Parte da apresentação de uma situação que, em parceria, os participantes devem resolver. A experiência visa chamar a atenção para a resolução de problemas cognitivos e emocionais, como medo, insegurança e ansiedade diante de uma situação nova. Para isso, estimula-se que o participante pare para pensar e se coloque no lugar do colega. Os monitores presentes estarão constantemente orientando a continuidade da atividade por meio de perguntas que devem favorecer a reflexão, inclusive, sobre em quais vivências reais é possível aplicar o método para resolver conflitos e desafios. Também espera-se aprimorar habilidades como fala, escuta e o processo de pensamento. Crianças a partir de 4 anos já podem se envolver no jogo. Para os mais novos, serão reforçados desafios de deslocamento, espaço e formas.
O Castelo lógico
O castelo é formado por blocos que devem ser construídos e reconstruídos conforme cartas que vão sendo tiradas de um monte. A questão cognitiva a ser trabalhada nele é a observação de um padrão, a construção e reconstrução de hipóteses, tentando reproduzir o que se viu nas imagens.
Onde está Tobi
Tobi é um cachorro que conhece vários animais. O jogo fala sobre a história de alguns animais e incentiva a memória e o trabalho de forma coletiva e colaborativa. Lembrar da sequência de quem Tobi vai encontrando durante o jogo é o objetivo.
Chickens
Como um jogo da memória reforça a necessidade de se manter uma estratégia mnemônica. A intenção é estimular os participantes a criarem estratégias de memorização e foco.
A Parceria da Mind Lab e com Barretos
A colaboração da Mind Lab com Barretos começou neste ano. Por meio da parceria de sua unidade de negócio, a MenteInovadora, com a Secretaria de Educação, leva sua metodologia socioemocional ao dia a dia de quase 10500 alunos da rede pública, por meio de 47 escolas.
Partindo do lema “inovando e trilhando novos caminhos na educação”, esta parceria se estenderá à 65ª edição da Festa do Peão de Boiadeiros de Barretos, a fim de proporcionar às crianças o convívio com a natureza e com os diferentes espaços e sujeitos, para que as crianças aprendam sobre a própria existência, o ciclo da vida e a importância de respeitar e preservar o meio ambiente.
A expectativa é receber em média 700 pessoas por dia. O público será composto majoritariamente por crianças das escolas públicas da região que fazem excursões para o local ao longo da semana e aos fins de semana, as famílias tomam conta do espaço ao longo dos 9 dias de evento.