“Quando entrar setembro e a boa nova andar nos campos quero ver brotar o perdão…” Os versos do poeta Beto Guedes eternizaram em música toda beleza de setembro que marca a espera e o encontro com O SOL DE PRIMAVERA. Infelizmente, existem os que não gostam da arte, os que não gostam da natureza, os que não gostam das flores e amam o fuzil. Há muita gente “plantando” ódio e ameaçando fazer um SETEMBRO SOMBRIO. Quanta tristeza sinto por essas pessoas que nunca encontraram toda poesia que a espera da primavera tem.
Mas, esse ano, de forma preocupante, há aqueles que parecem querer arrancar a poesia e a paz do chão tupiniquim fazendo do dia 7 de setembro uma grande tormenta para uma nação que sofre demais pela Covid-19, pelo desemprego, pela miséria e pela ameaça de apagão.
Não percebem os insensatos que aquele que faz as ameaças às instituições é justamente o maior responsável pelo agravamento da crise social, econômica e política que vivemos. Um presidente, que fala em fuzil enquanto milhões de brasileiros não tem sequer o feijão.
Esse é o perfil daquele que nos desgoverna! Mas, também de “quase” todos que o seguem em seu desamor. Em sua falta de respeito à arte e à cultura. Em sua falta de respeito pela ciência e à vida! Em suas mentiras! Em seus conceitos, preconceitos e rancores! Em seu ódio e ameaças! Em seu despreparo e incompetência que ENVERGONHA o cargo de Presidente do Brasil! Em sua hipocrisia que que fala em DEUS, mas que FAZ O CONTRÁRIO DO QUE CRISTO PREGOU! Que fala no patriotismo, mas o que lhe interessa, de fato, é que O DEFENDA E TAMBÉM SUA FAMÍLIA, ACIMA DE TUDO!
Tenho dito desde 2018, Bolsonaro é uma catástrofe para o Brasil por ser o que é! Mais triste ainda foi constatar que haviam milhões de brasileiros com todos os valores, ódio e preconceitos de Jair Messias Bolsonaro espalhados por todos os cantos do Brasil e, mais triste ainda, é que uma grande parte estava em igrejas disfarçados de cristãos. E não me falem que isso é ser conservador ou ser de direita, isto é muito além e tem todas as cores do radicalismo e o perigo do EXTREMISMO que “casa” com o FACISMO.
A “MARCHA DOS INSENSATOS” no Dia da Independência e todos as ameaças à democracia que virão de Bolsonaro e de seus extremistas é um fato que continuará a acontecer. Bolsonaro parece caminhar para um golpe! Seja dia 7 de setembro ou um dia qualquer, ou ainda para algo tão imprevisível quanto suas ações. Ninguém sabe o que ainda poderá vir de sombrio e destrutivo para nosso país enquanto Bolsonaro for o presidente.
O que conforta é que Bolsonaro e seus seguidores passarão e ficarão nas páginas da história como a maior vergonha que o voto dos brasileiros elegeu para tão importante cargo. No entanto, nada vai destruir a magia que setembro eternamente vai ter: O ENCONTRO COM O SOL DE PRIMAVERA!