PSICOLOGIA: É coisa de louco?!

Mesmo no século XXI, ainda escutamos muito que psicólogo é “coisa de louco” e que terapia, além disso, é frescura. Outros dizem até que é falta de Deus na vida e que basta ir à igreja que não precisará de um psicólogo. Uns até julgam dizendo que você é fraco por precisar de outra pessoa para lidar com seus problemas.

Ainda lutamos contra vários preconceitos no âmbito da psicologia. Se formos analisar a história, a psicologia esteve, de fato, ligada aos problemas relacionados à loucura e doença mental no passado, com isso a população logo relaciona a psicologia à loucura até os dias de hoje. E, sim, é uma forma errônea de se pensar, mas vamos lá!

Nos dias de hoje a psicologia é muito mais do que isso, claro que trabalhamos com transtornos mentais existentes, porém, entendemos que você não são seus problemas e, principalmente, você é mais importante do que eles. Visamos à evolução do sujeito, contudo sempre estaremos mais interessados no indivíduo e sua subjetividade, buscando pela transformação pessoal e desenvolvimento.

Pelo contrário do que muitos pensam, a psicoterapia é para qualquer pessoa que queira melhorar, sejam nos aspectos sociais, emocionais, escolar, laborais e entre outras infinitas possibilidades.

Na psicoterapia visamos o autoconhecimento e, por isso, levo muito em consideração a frase de Sócrates, que diz: “Conhece-te a ti mesmo”. Porque quando o sujeito entende a magnitude dessa frase e traz para si, inserindo em sua prática de vida, torna-se uma tarefa árdua, pois, para alcançar necessita-se enfrentar vários demônios que habitam dentro de cada um de nós e travar várias batalhas internas contra nós mesmos, pois “somos o que fazemos para mudar o que fomos”, como diz uma das músicas de Rosa de Saron.

Então, sim, você, seus filhos, seu cônjuge, seus pais, irmãos, primos, tios etc, exatamente todo mundo, pode e deve fazer acompanhamento psicológico, porque além de nos encontrarmos, somos capazes de ressignificar as coisas gerando bem-estar para nós e para as pessoas ao nosso redor.

Saiba que sempre existe outra saída e possibilidades para os seus problemas que, muitas vezes, você não está conseguindo encontrar sozinho.