Projeto “Super Conscientes” é apresentado durante Seminário Online sobre Crise Hídrica

Desenvolvido pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Barretos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, na manhã de terça-feira, dia 1º de junho, o projeto Super Conscientes foi apresentado durante o Seminário Online sobre Crise Hídrica.

O evento foi transmitido pelo canal do YouTube do SAAE Barretos e foi promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Pardo/Grande (CBH-BPG) que é presidido pela prefeita de Barretos, Paula Lemos, e formado por 12 municípios.

“Em 111 anos, não existia esse problema hídrico que nós estaremos enfrentando agora, esse ano. Então, quero agradecer ao Waldo que, junto da secretária da educação, já está montando um programa pra que a gente possa também estar conscientizando as nossas crianças. É importante pensar no presente, mas também no futuro”, destacou Paula Lemos no início do Seminário.

O superintendente do SAAEB, Waldo Villani Júnior, disse que o projeto será colocado à disposição a todos os municípios que integram o comitê. “Nós criamos o projeto Super Conscientes com o intuito de formar os nossos agentes ambientais: os pequenos. Por isso essa parceria com a secretaria da Educação (…)”, disse.

Em seguida, Jéssica Maria Santos, secretária municipal de educação de Barretos, explanou sobre o projeto que tem a finalidade de comunicar, sensibilizar, conscientizar e estimular todas as pessoas, em especial as crianças, a se interessarem pelas causas ecológicas. “Cada personagem, cada atividade, foi especialmente pensada para que a gente não apresentasse apenas uma proposta de educação ambiental, mas que isso fizesse, de fato, parte da nossa cultura e da nossa consciência socioambiental”, explicou.

O personagem Nilo (referência ao maior rio do mundo, o Nilo, na África) se transforma no Hidroman, e com a ajuda de sua meia-irmã Maya (nome que em hebraico significa água), e do boneco mágico feito de materiais recicláveis, o Papelito, tem a missão de conscientizar a todos sobre a importância do consumo dos recursos naturais do planeta de forma consciente. Juntos, os três formam o Esquadrão Ambiental.

Estão previstas atividades como o Eco Agito, a websérie Esquadrão Ambiental, um concurso cultural de desenho para a escolha de um animal do bioma da região para integrar o esquadrão, a Expedição Ambiental – após o fim da pandemia, dentre outras.

Todos os materiais produzidos estarão disponíveis gratuitamente no website: www.esquadroambiental.com.br.

O Seminário contou com a palestra do professor Antonio Carlos Zuffo, que falou sobre a crise hídrica que nos avizinha, com considerações do deputado estadual Sebastião Santos, Matheus Nicolino Peixoto Henares – professor e vice-presidente do comitê, Claudio Daher Garcia – Engenheiro Civil e funcionário do DAEE – Departamento de Águas e Energia Elétrica, Hélio Suleiman – engenheiro civil e atual diretor presidente da FABHAT- Fundação Agência da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, e com a mediação de Danilo Nunes – secretário de relações institucionais e comunicação de Barretos.