Projeto de educação viária da Escola Matilde Gitay é premiado como um dos 10 melhores do país

O trabalho desenvolvido pela Escola Municipal Matilde Gitay de Mello foi premiado como um dos 10 melhores do Projeto Educação Viária é Vital, desenvolvido pela Fundação Mapfre em parceria com os Departamentos Estaduais de Trânsito. A cerimônia de premiação foi feita na terça-feira, dia 7, de forma online, e coroou a dedicação e o engajamento de toda a comunidade escolar.

A escola barretense foi anunciada no ‘Top 10’ em meio a centenas de trabalhos enviados de todo o País. De acordo com Carolina Policarpo, supervisora-geral do Ceforpe, foram mais de 500 pessoas de toda a comunidade escolar (gestores, professores, funcionários, alunos e familiares) que se dedicaram em várias atividades, entre elas, a elaboração de uma pesquisa sobre consciência no trânsito.

“O objetivo do projeto foi levar à comunidade escolar o reconhecimento de que o trânsito é um direito de todo o cidadão e que, respeitando as normas vigentes, evitamos acidentes e salvamos vidas”, explica a supervisora, destacando o trabalho da diretora Roseli Cristina e da coordenadora-pedagógica Elzane Pimenta.

Além do destaque na cerimônia de premiação, a escola Matilde Gitay recebeu um projetor e um telão da Fundação Mapfre. Os aparelhos poderão ser utilizados em atividades futuras pelos alunos.

MAIS FINALISTAS

Os CEMEIs Mãe Comerciária e Elza Maria Pita e a Escola Municipal Luiza Parassu Borges também foram finalistas da premiação por conta do desenvolvimento de excelentes trabalhos.

Segundo a secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos, esse reconhecimento é fruto de uma dedicação de todos os gestores, professores e alunos. “Quero deixar registrado, em nome da prefeita Paula Lemos, o agradecimento às escolas e aos Cemeis que participaram do ‘Educação Viária é Vital’ ao longo de 2021. Todos fizeram um excelente trabalho e estão de parabéns”, completou.

O PROGRAMA

Desde 2004, a Fundação Mapfre desenvolve esse programa que já impactou milhões de estudantes em todo o País. O foco está na capacitação dos educadores para que eles desenvolvam trabalhos escolares em sala de aula. Também é feita uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária na comunidade vizinha das escolas, incentivando a todos a buscarem ações para tornar a circulação de veículos e pedestres mais segura.