“Programa Leite do Idoso” tem 300 novos beneficiários

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, chamou 300 pessoas idosas para realizarem nesta terça-feira, 24, o cadastro para serem atendidas pelo “Programa Leite do Idoso”.

Os novos beneficiários compareceram ao CCI Fepasa, onde, após conferência de documentos, foram inseridos pelas equipes no programa municipal que contempla 1.800 pessoas idosas, distribuindo assim 27 mil litros de leite ao mês.

A prefeita Paula Lemos acompanhou os cadastros nesta terça-feira e lembrou que essas vagas foram disponibilizadas a partir do recadastramento realizado pelo setor de Assistência Social da Saúde. “Foi a partir dessa ação de responsabilidade com o dinheiro público que conseguimos novas 300 vagas para que o ‘Leite do Idoso’ passe a fazer a diferença no dia a dia dessas pessoas”, reforçou. Paula destacou que é comum a pessoa idosa querer tomar seus medicamentos com um copo de leite e mencionou que, com a manutenção do programa, espera contribuir inclusive para que cada um tome os seus medicamentos em dia e mantenham os cuidados com a saúde.

Lourdes Aparecida da Silva, 63 anos, moradora do Derby Clube está entre as pessoas idosas que passam a contar com o benefício do programa. “A gente passa meio apertado, mas sempre procura encontrar um jeito de comprar o leite. Agora vai ficar mais fácil”, afirmou. Lourdes conta que ela e o marido têm o hábito de consumir leite. No “Programa Leite do Idoso”, até uma pessoa em cada casa pode se cadastrar, mas ela observa que irá dividir com o esposo os três litros de leite que passará a receber semanalmente.

Manhã de confraternização

A ocasião foi mais um momento dedicado ao Mês das Pessoas Idosas. Além dos cadastros, foram realizadas atividades físicas e oferecido café da manhã. “Foi a partir de uma conversa aqui que a gente fez a calçada ali, facilitando o acesso a este CCI. Estamos aqui também para ouvir, em busca sempre de melhorar a vida da população”, ressaltou a prefeita Paula, que parabenizou as pessoas idosas e permaneceu no local conversando com os presentes.

Novos interessados no programa

Pessoas idosas que também desejem ser beneficiárias do programa “Leite dos Idosos” devem entrar em contato com o Serviço Social da Saúde, pelo telefone 3612-2421, em dias úteis, das 8 às 17h. A coordenadora do Serviço Social da Saúde, Wany Júlia de Araújo Silva, reforça que os novos interessados são relacionados para serem inseridos como beneficiários quando houver novas vagas. “É feita uma triagem, sendo priorizadas as pessoas idosas acamadas e as que possuem doença crônica, desde que atendam os critério de renda de até 1 salário mínimo e 60 anos ou mais de idade”, pontua.