Ligações ocultas ou de outros estados vem incomodando muitos brasileiros. Os serviços de telemarketing ou cobranças indevidas estão utilizando de secretárias eletrônicas onde, muitas vezes, a ligação nem é completada.
A barretense Naiara Gandolfo é uma das consumidoras que não aguentam mais receber tantas ligações de produtos ou serviços que ela nunca ouviu falar. Segundo ela, por dia, são pelo menos seis contatos.
No entanto, de acordo com o PROCON, já existem sites ligados ao órgão de proteção ao consumidor que podem bloquear estes tipos de ligações, tanto para telemarketing ou cobranças indevidas.
Segundo o encarregado de fiscalização do PROCON Barretos, Delaias Santos Raimundo, existem duas opções para bloqueio de ligações de telemarketing e instituições financeiras. “O primeiro site é o www.naomeperturbe.com.br e também o www.bloqueio.procon.sp.gov.br. O interessado precisa fazer um cadastro com seus dados pessoais, como nome e número da empresa que está ligando insistentemente”, explicou.
Se consumidor achar que empresas financeiras ou telemarketing estão extrapolando com a quantidade de ligações durante o dia ou intervalo de minutos, também tem o direito de entrar com processo administrativo ou judicial.
O PROCON, mesmo na fase vermelha do Plano São Paulo, ainda segue funcionando presencialmente ou pelos canais de telefone ou internet seguindo cuidados com distanciamento e higienização das mãos. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (17) 99147-4424 ou 3322-0444.