PROCON Barretos alerta sobre golpe na contratação de empréstimos

Com o avanço da tecnologia, tudo ficou muito prático e ágil, inclusive nas transações bancárias e financeiras por meio de aplicativos e WhatsApp.

São muitas ofertas para contratação de empréstimos, mas o consumidor deve ficar atento, porque alguns golpistas conseguem usar páginas falsas ou copiar modelos de contratos e se passarem por representantes de instituições financeiras.

De acordo com o PROCON Barretos, quando o consumidor procurar ou receber ofertas de empréstimos deve estar atento a alguns sinais de golpe. Um dos exemplos mais relatados é ao consumidor fazer o contato e contratar o empréstimo, o golpista já envia de imediato um boleto e solicita que o consumidor pague um valor para liberar o empréstimo, entre outras artimanhas, como pedir o pagamento de seguro e taxa de cadastro.

O PROCON Barretos alerta que quando tomado algum empréstimo de instituição financeira ou banco não é cobrado nenhum valor para liberação, portanto, se for solicitado algum pagamento e receber boleto, não deve ser efetuado o pagamento, porque possivelmente trata-se de um golpe.

Outro cuidado que o consumidor deve ter é quanto ao pagamento de parcela de contrato que por ventura encontra-se em atraso ou na quitação do contrato. Muitas pessoas buscam pela empresa em pesquisa pelas redes sociais e clicam em links ou ainda fazem uma busca pelo “Google” gerando um risco de serem direcionadas para contatos que não são oficiais. O correto é entrar no site oficial da financeira e solicitar o boleto ou ligar no 0800 que consta no carnê, para evitar receber boleto falso e cair em golpe.

Foto: Valdimar Silva