Prevenção no centro de Barretos: Mais de 100 mamografias em um dia

Barretos conclui o mês das mulheres com mais uma importante ação de prevenção. A equipe da carreta do Hospital de Amor (H.A.) realizou 102 mamografias e 41 exames Papanicolau nesta segunda-feira, 31 de março, desde o início da manhã até as 21h. A equipe da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde dividiu estrategicamente as vagas oferecidas pela Prevenção do H.A. entre diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, e os profissionais das unidades foram realizando os agendamentos das mulheres ao longo do mês.

Por meio da mamografia, o câncer de mama pode ser identificado em estágio inicial, o que pode ser decisivo para o sucesso no tratamento. Mulheres entre 40 e 69 anos devem fazer o exame regularmente e podem agendar a mamografia sem encaminhamento médico: basta entrar em contato pelo WhatsApp (17) 3321-6626 ou telefonar para (17) 3321-6600 e agendar o exame diretamente com o Instituto de Prevenção do H.A.

Papanicolau e vacina contra HPV

Ao longo do mês foi desenvolvida a Campanha Março Lilás, que visa à prevenção do câncer do colo de útero. A vacina contra HPV é uma importante forma de prevenção, protegendo contra o câncer de colo de útero e o de garganta, entre outros. Meninas e meninos de 9 a 14 anos devem tomá-la. As vacinas são aplicadas nas UBSs o ano todo, de segunda a sexta-feira das 8 às 16h, e no Novo Postão, das 8 às 12h.

O exame Papanicolau dever ser feito regularmente por mulheres de 25 a 64 anos, pois identifica alterações e, quanto mais cedo a doença é descoberta, maior a chance de sucesso no tratamento. Além de ações itinerantes como a desta semana, o Papanicolau é disponibilizado nas unidades o ano todo. As mulheres nessa faixa de idade devem procurar a UBS para agendar o exame ou entrarem em contato com a Prevenção do Hospital de Amor, pelo WhatsApp (17) 3321-6626.

Além disso, o uso de preservativos contribui para diminuir o risco de contágio pelo HPV. Preservativos são distribuídos gratuitamente em todas as UBSs de Barretos.

Prevenção em dia

A camareira Maria Tatiane Gonçalves Batista, 47 anos, foi uma das mulheres que aproveitaram para colocar a prevenção em dia nesta segunda-feira. “Achei mais prático fazer a mamografia aqui. Tinha algum tempo que eu não fazia, moro no Vida Nova e fui lá na UBS para uma consulta. Eles me ofereceram para fazer o Papanicolau lá mesmo no dia e a mamografia aqui hoje”, ressaltou.

Moradora do Marília, a auxiliar de limpeza Márcia Cristina Viana, de 53 anos, também aprovou a localização em que a carreta ficou estacionada, entre o Recinto Paulo de Lima Correa e o Novo Postão. “A funcionária da UBS comentou com a minha filha que ia ter mamografia aqui. Minha filha me avisou, já agendamos lá através da unidade mesmo e deu certo”, destacou.

Quem trabalha na área da saúde também precisa por os próprios exames em dia; e foi isso que a Andrea Aparecida Zanotti Dias, 54 anos, fez. Ela é auxiliar administrativa no Postão e, com a carreta estacionada ali do lado, foi mais uma mulher a atualizar a mamografia e o Papanicolau. “Aqui é muito bom”, afirmou.

“Realmente muito bom. A agente de saúde lá do São Francisco me ligou perguntando se eu queria fazer e marcou para mim”, relatou a cozinheira Cristiane Santana da Silva, 51 anos. Ela contou que desde então se programou para comparecer no exame nesta segunda, mas elogiou a equipe da unidade e a da carreta que ligaram, respectivamente, na sexta e na segunda de manhã para lembrá-la sobre o exame.

Elaine Xavier, que coordena a carreta, informou que várias das mulheres que realizaram o exame nesta segunda não faziam a mamografia desde que a carreta esteve nesse mesmo local em 2021. “Tivemos uma boa adesão da população barretense. Elas aprovam a agilidade com que o exame é feito na carreta”, ressaltou.