Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir Projeto Barretos: Cidade Inteligente

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 8 de setembro, no auditório da prefeitura da Estância Turística de Barretos, a audiência pública para discutir o Projeto Barretos: Cidade Inteligente, apresentado pela prefeita Paula Lemos no início do mês. Esta é a última fase antes da abertura do processo licitatório.

A chefe do Executivo abriu o evento e agradeceu a participação da comunidade e autoridades na audiência. Ela também destacou o pioneirismo de Barretos na condução do projeto de Parceria Público-Privada (PPP) no segmento de Cidades Inteligentes. “Nós ficamos felizes em sermos os primeiros do Estado de São Paulo a dar este grande pontapé, que vai trazer desenvolvimento, geração de emprego e renda e vai agregar muito para a nossa cidade”, afirmou.

A condução da mesa ficou por conta do secretário municipal de Finanças, Fernando Oliveira Soares, que explicou o atual momento do projeto, que ficou por 30 dias em consulta pública no site da prefeitura e foi lançado no dia 1°. “A audiência pública é um requisito legal para que se avance a parceria Público-Privada. Este é um projeto multidisciplinar, muito grande, o maior investimento privado da história da cidade”, afirmou.

O vice-presidente do Instituto de Planejamento e Gestão de Cidade (IPGC), Luís Parma, participou da reunião remotamente e detalhou os aspectos técnico e econômico do projeto, esclarecendo as dúvidas dos presentes, nos três principais pontos: iluminação pública, infraestrutura em telecomunicações e geração de energia limpa.

Jackelyne Rossini, presidente da Associação Comercial e Industrial de Barretos (Acib), esteve no lançamento do projeto e fez questão de participar da audiência. “Esta explicação foi fundamental para a gente entender o quanto vai ser positivo implantar essa melhoria na cidade. Eu vim no lançamento e fiz questão de vir hoje para entender melhor”, contou.

Na sequência serão realizados os ajustes e a revisão final, para que então seja aberta a licitação, prevista para segunda-feira, 12. A expectativa é que até o final deste ano o contrato seja assinado.

Participaram da audiência os secretários municipais de Ordem Pública, Jorge Coutinho; Assistência Social, Vitória Saretta; Saúde, Kleber Rosa; Planejamento, Carlos Henrique Lúcio; Desenvolvimento Econômico, Adélia Bueno; Negócios Jurídicos, Thyago Abraão; Comunicação, Fabíola Correa e Administração, José Rodrigues Araújo, os vereadores Nestor Leonel e Fabrício Lemos e representantes de órgãos como OAB, Sebrae e Crea-SP.

PROJETO

A iniciativa, pioneira no Estado de São Paulo no segmento de Cidades Inteligentes, será executada por meio de uma Parceria Público-Privada, com expectativa de investimento privado total de mais de R$ 100 milhões. A concessão administrativa contemplará eficientização, operação e manutenção do parque de iluminação pública, implantação, operação e manutenção da infraestrutura de telecomunicações e geração de energia fotovoltaica para atender a demanda municipal. Com isso, Barretos unirá em um só contrato três soluções inovadoras que irão gerar economia aos cofres públicos e maior qualidade na prestação dos serviços públicos municipais.

O projeto tem o prazo de 12 meses, após a assinatura do contrato, para efetivar serviços como a substituição de 23.615 pontos de iluminação pública por luminárias de LED; Implantação de uma infraestrutura de telecomunicações com 80 Km (oitenta quilômetros) de fibra óptica; Criação da Muralha Barretos, com a instalação de 84 câmeras de videomonitoramento; Disponibilização de internet gratuita em de 28 pontos; Iluminação especial nos 34 pontos turísticos de Barretos e Implantação, operação e manutenção de micro usina solar fotovoltaica com 5,52 MWp de potência nominal, que irá produzir energia aos 115 prédios públicos municipais.