A Prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, acompanhada da Secretária interina da Saúde, Graça Lemos, participou na tarde de segunda-feira, 22 de janeiro, da entrega de 47 óculos para alunos da Rede Municipal de Ensino. A ação faz parte do Programa Saúde na Escola, do Governo Federal, que contempla 26 Unidades Escolares da cidade, entre Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis), com diversas ações.
A chefe do Executivo conversou com os pais e responsáveis pelas crianças. “Uma boa visão é fundamental para o desenvolvimento da criança, não somente na escola, mas em todas as áreas. Então, estou muito feliz em poder fazer esta entrega dos óculos que foram confeccionados com muito carinho, levando em conta os gostos e características das crianças”, afirmou.
Damiana Lima Santana, mãe da Maria Alice, de 9 anos, agradeceu a iniciativa. “É gratificante, porque a gente não tem como estar comprando essas coisas, né? Aí a gente conseguiu pegar na escola, fez o exame bonitinho e agora conseguiu os óculos. É só agradecer”, disse.
Vilma Muniz dos Reis levou a neta Laura para buscar os óculos e também aprovou a ação. “Achei muito bom, porque ela estava precisando. Fizeram o exame nela e viram que ela precisava dos óculos. Aí, mandou fazer e ela ganhou. Ajudou muito, graças a Deus”, celebrou.
No último dia 13 de dezembro, os alunos realizaram a prova dos acessórios de correção visual e escolha dos modelos dentre as opções disponíveis, para que os óculos fossem entregues devidamente ajustados com as especificidades de cada criança.
Teste de Snellen
A identificação dos alunos ocorre nas Unidades Escolares pactuadas ao Ministério da Saúde, por meio de avaliação pelas equipes técnicas de Estratégia de Saúde da Família (ESF) com o teste de Snellen. Após o teste, as crianças de cinco a 11 anos que apresentam alguma alteração na visão são encaminhadas para consulta com oftalmologista no ARE I – Ambulatório de Referência em Especialidades, o “Postão”, que prescreve os óculos, se necessário.