Prefeitura entrega o primeiro ponto de Wi-Fi Livre de Barretos

A Estância Turística de Barretos amanheceu mais conectada nesta quinta-feira, 21 de setembro, com a entrega do primeiro ponto de Wi-Fi Livre da cidade pela prefeita Paula Lemos. A tecnologia, que permite conectar dispositivos à internet sem a necessidade de fios, foi implantada inicialmente na Praça Poeta Nidoval Reis, a “Praça da Primavera”. A iniciativa, que integra o Projeto Barretos Inteligente, também inclui a disponibilização de internet gratuita em outros 27 locais, promovendo mais inclusão digital para a população barretense.

A prefeita Paula Lemos esteve na praça e acompanhou a liberação do sinal junto de munícipes, alunos da Rede Municipal de Ensino e de autoridades locais. “A Praça da Primavera é um exemplo do que nós estamos buscando fazer na nossa cidade: reconstruir. A população vai compreender a dimensão do que estamos fazendo com essa Parceria Público-Privada (PPP) daqui cinco anos. Desde quando eu era vereadora eu sempre falei que não existe espaço mais democrático que uma praça, porque ela não tem portas. Então, todo mundo pode frequentar”, disse a prefeita.

Paula também falou dos benefícios que a PPP trará para a cidade e reforçou que a internet grátis promove a inclusão digital e mais oportunidades para o cidadão. “A gente está aqui para garantir mais segurança para a nossa população, garantir que essas crianças possam vir aqui brincar, fazer tarefa pelo celular, fazer pesquisas, conversar com os amigos. Estamos buscando dar oportunidades para aquelas pessoas que não tem condições de ter internet em suas casas. Elas poderão vir aqui e nos outros 27 pontos de acesso para fazer suas tarefas e atividades”, completou.

Até o final deste ano também devem ser liberados os sinais de Wi-Fi gratuito no Terminal de Integração “João Paulo Coimbra Queiroz”, no Velório Municipal Márcio Roberto Andrade – “Betão do Cemitério”, no Playground ‘Pedro Henrique de Souza’ na Região dos Lagos, no Recinto Paulo de Lima Correa e no Terminal Rodoviário “Ary Ribeiro de Mendonça”.

Edson Neves, acionista do Consórcio Barretos Inteligente, considerou a implantação do Wi-Fi um passo importante para tornar Barretos uma Cidade Inteligente. “Poucas cidades do Brasil têm essa facilidade. Acredito que esse passo que a prefeita Paula está dando em relação à iluminação pública e conectividade do munícipe, das escolas, dos prédios públicos é uma modernidade muito importante. E, para contemplar isso, mais uma coisa, a usina fotovoltaica que vai fazer com que tudo isso ainda baixe o custo da cidade em relação à conta de energia, e esse dinheiro possa ser melhor aproveitado”, frisou.

O secretário municipal de Finanças, Fernando Soares, destacou as melhorias na área de conectividade e telecomunicações que o projeto está trazendo à cidade. “Hoje é um dia muito feliz, de avanço no Projeto da PPP para Cidade Inteligente, com a inauguração do primeiro ponto de Wi-Fi. Este é um dos blocos da telecomunicação que também fazem parte as câmeras de segurança pública, a nossa muralha digital, com 40 pontos de videomonitoramento em nossa cidade. Também faz parte deste projeto a conectividade de 115 prédios públicos, como nossas escolas e UBS’s. É uma grande evolução em termos de conectividade, utilizando a tecnologia para melhorar os serviços públicos”, explicou.

Para o secretário, quando se fala de cidade inteligente também se fala de eficiência e economicidade para o município. “A combinação da troca de lâmpadas por LED e a usina solar, com geração de energia limpa, nos permite promover todos estes outros serviços públicos. Cidade inteligente é isso: trazer a questão da sustentabilidade, energia limpa e eficiência nos gastos, para que a gente possa utilizar o que sobrar nas políticas públicas, na educação, na saúde, na habitação e em todas as outras áreas que nossa cidade necessita”, completou.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Nestor Leonel parabenizou o secretário Fernando, o Consórcio Barretos Inteligente e a prefeita Paula, destacando as benfeitorias realizadas com a revitalização da Praça da Primavera. “Isso é gestão, é capacidade, é pensar na nossa população. Você está fazendo uma gestão direcionada não somente ao bem-estar das crianças, mas de toda a população. Então você está de parabéns”, enfatizou se referindo a prefeita Paula.

Primeiras a se conectarem

A primeira conexão à internet na Praça da Primavera foi realizada pela aluna da Escola Municipal Prof. Dorival Teixeira, Maria Luiza Maia Guimarães, de 9 anos, e em seguida pela munícipe Elisabeth Batista.

Maria Luiza destacou a facilidade na conexão e a importância da internet gratuita para os estudantes. “Foi muito fácil. Eu acho muito bom, porque a gente sempre vem aqui para ler livros, então com a internet fica mais fácil fazer nossos trabalhos e muitas outras coisas” disse.

Para se conectar basta que o cidadão localize a rede “Barretos Inteligente” e preencha um breve cadastro com nome e e-mail

Acompanhado do pai Ivo Angeluzzi Filho, o estudante Gabriel Angeluzzi, de 18 anos, considerou democrática a iniciativa da prefeitura. “Achei muito interessante, pois torna mais acessível àqueles que não conseguem pagar uma internet virem à praça e realizarem suas atividades, seja fazer um trabalho de escola, seja fazer algo importante dentro da rede social, porque basicamente hoje a gente faz tudo dentro da internet”, comentou.

O ato contou com a presença do Pastor Jonathas Lazzarotto que fez uma oração. O serviço é de responsabilidade da Concessionária Barretos Inteligente, vencedora da PPP – Cidade Inteligente.

Projeto Barretos Inteligente

Além da disponibilização de internet gratuita em de 28 pontos, promovendo a inclusão digital, estão previstos no projeto serviços como melhorias na iluminação pública, conectividade, geração de energia limpa, economia de recursos públicos e segurança:

• Troca de lâmpadas nos 23.615 pontos de iluminação pública, que terão as lâmpadas de vapor de sódio substituídas por luminárias de LED, mais econômicas e de melhor luminância, e sistema de telegestão.

• Implantação de uma infraestrutura de telecomunicações com 80 Km (oitenta quilômetros) de fibra óptica, possibilitando internet de alta velocidade nos serviços públicos: escolas, unidades de saúde, hospitais, repartições públicas, refletindo na melhora da qualidade dos serviços prestados.

• Criação da Muralha Barretos, com a instalação, em 40 pontos estratégicos, de 84 câmeras de videomonitoramento, que estabelecerá um cinturão de segurança, além da criação de uma Central de Monitoramento 24 horas.

• Colocação de iluminação especial nos 34 pontos turísticos de Barretos, como forma de fomentar o título de estância turística.

• Implantação, operação e manutenção de micro usina solar fotovoltaica com 5,52 MWp de potência nominal, que irá produzir energia aos 115 prédios públicos municipais, diminuindo assim o valor a ser desembolsado com o serviço.

Também participaram da solenidade os secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Graça Lemos; de Administração, Sirlene Menezes; de Cultura, Rogério Teodósio; de Desenvolvimento Econômico, Thyago Abraão; de Ordem Pública, Luiz de Matos; a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Letícia Oliveira Lemos; o Controlador Geral, Paulo Scannavino; o superintendente do SAAE, Marcelo Borges; o chefe do Departamento de Informática, Daniel Chiarelli, e o encarregado do Setor de Redes de Informática da Prefeitura, Renan Avansi Marques.