A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, realizou entre segunda e quarta-feira, de 3 e 5 de abril, a entrega de mais de 1.300 ovos de Páscoa para famílias atendidas pela pasta nos quatro Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), nos três Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e no Projeto Criança Feliz; além da entrega para as pessoas idosas atendidas pelo Centro Dia Idoso (CDI).
Em cada lugar em que as entregas foram realizadas, a felicidade ficou estampada na face de várias crianças, jovens, adultos e pessoas idosas. No CRAS 3, na manhã desta quarta-feira, 5, a equipe aproveitou a oportunidade para desejar que, independentemente da convicção religiosa de cada um, a Páscoa seja um momento de renovação para as famílias, revigorando bons sentimentos em seus lares; em seguida, foi feita a entrega dos ovos, por meio de uma dinâmica denominada Amigo Coelho.
A assistente social Ana Maria Rios Ferreira destacou a promoção de interação alcançada com esse formato. “Inserimos essa ação dentro do objetivo do CRAS de integração entre as pessoas, com foco na convivência comunitária. A partir de uma forma lúdica, eles se sentem parte do CRAS ao entregarem os ovos uns para os outros”, destacou.
No Amigo Coelho, desenvolvido pela equipe do CRAS, cada pessoa que recebeu um ovo de Páscoa chama um participante que não conhece, faz seus votos de Feliz Páscoa e entrega o próximo ovo para esse participante, assim a comunidade passa a conhecer um a um, que recebe o ovo, diz seu nome, informa a idade se desejar e faz uma fala sobre si. A ação colabora ainda para os participantes mais tímidos vencerem esse desafio.
Em sua fala aos participantes, a psicóloga Camila Pedroso associou a ideia de renovação do período pascal com a coincidência de terem feito um atendimento em novo formato no horário anterior a entrega de ovos. “Aproveitei para relacionar com essa nova forma de atendimento que fizemos, que foi a acolhida coletiva, em que recepcionamos em grupo as pessoas que começaram agora a ser atendidas pelo serviço”, relata. Camila contou que as três famílias que tiveram a acolhida nesse novo formato na hora anterior aceitaram o convite e permaneceram para a entrega de ovos.
A assistente social Lidiane Aparecida dos Santos lembrou que a dinâmica acompanhou a intenção do CRAS de fortalecer vínculos. “Páscoa para a gente vai além da questão comercial, levamos em conta principalmente a questão de renovação. Pelo que foi possível perceber, a dinâmica deu certo como forma de fortalecer vínculos e eles conseguiram passar suas próprias mensagens uns aos outros para essa Páscoa”, afirmou.
Múltipla comemoração
Na hora de se apresentar para a comunidade no Amigo Coelho, duas mulheres contaram que estavam fazendo aniversário. A primeira a mencionar foi a Patrícia Pires, que completa 52 anos nesta quarta-feira. “Foi muito bom esse Amigo Coelho. Aqui é maravilhoso. O atendimento é um alívio quando a gente tem algum problema”, mencionou. Patrícia contou que sua família mora no Barretos 2 e que pretende passar a Páscoa com eles.
A outra aniversariante, Fernanda Cristina Simionato, que se mudou para o Barretos 2 há pouco tempo e está completando 37 anos, estava acompanhada dos três filhos. “Fiquei muito feliz. Foi meu presente, e vai deixar as crianças muito felizes também”, relatou.
Os outros homens e mulheres também partilharam de um momento especial e levaram para seus lares mais sabor com os ovos de chocolate e com os votos de Feliz Páscoa externados entre si.