A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do Departamento de Trânsito da Secretaria Municipal de Ordem Pública, realiza na área central ações de conscientização à população sobre a importância do trânsito seguro. As atividades fazem parte do movimento “Maio Amarelo”, que está em sua décima edição e que tem como tema “No trânsito, escolha a vida”.
Durante a semana, motoristas e pedestres serão abordados pelo mascote da Educação no Trânsito, que irá orientar, por meio de um material explicativo, quais são as práticas necessárias para um trânsito mais seguro para todos. São instruções como: não use celular enquanto dirige, respeite a velocidade e os sinais de trânsito, use capacete, utilize cinto de segurança também no banco de trás.
Quem interpreta o personagem é Vinissios Vettorazzo Balbino, que coordenada o projeto de Educação de Trânsito desenvolvido em escolas barretenses e explica a escolha pela abordagem lúdica. “Quando a gente coloca essa fantasia, a criança já vem até nós”, afirma.
“Temos trabalhado muito a conscientização nas escolas. Também com o intuito de consolidarmos a cultura de respeito à faixa de pedestre. Quando existe a faixa a pelo menos 50 metros, o pedestre tem que atravessar nela”, ressalta o coordenador. Ele reforça que, quando desejarem atravessar, os pedestres devem pedir passagem aos carros. “Pode ser autuado o motorista que não der essa preferência ao pedestre que está pedindo para atravessar na faixa. Nós precisamos ter educação, empatia no trânsito”, ressalta.
Vettorazzo destaca que, conforme dados estaduais, os acidentes fatais têm diminuído, mas que os motoristas devem agir sempre de forma consciente. “Quem faz o trânsito seguro é cada um de nós que sai para ir trabalhar, ir à escola, ir à padaria, seja de carro, moto, bicicleta ou a pé”, pontua. “Estudos mostram que a maioria dos acidentes são causados por falha humana; muitas vezes porque desrespeitou sinal de pare ou olhou no celular, por exemplo. Basicamente, a orientação é: siga as leis e respeite sinais de transito. Basta praticar isso todos os dias e vamos ter menos acidentes”, orienta.
Conscientização
Ao verem o mascote abordando os motoristas na Rua 18, os irmãos Laura e Lucas Lopes Alves, de 10 e 8 anos, pediram à mãe, Eliane Lopes, pra ir tirar foto. Feito o registro do momento, os irmãos receberam o panfleto com orientações.
Eliane aprovou a ação de conscientização. “É muito importante, pois a população pode contribuir muito para evitar acidentes”, destacou. O filho Lucas disse que gostou muito do mascote que instrui as pessoas a colaborarem para o trânsito seguro. Laura recordou orientações que recebeu na escola durante o Proerd e que ela agora põe em prática. “A gente tem que tomar bastante cuidado na hora de atravessar a rua, olhar bastante, olhar bem as placas”, reforçou. Os irmãos confirmaram que compartilham em casa os aprendizados da escola e que já ocorreu até de, na correria do dia a dia, Laura lembrar a mãe de não pegar o celular enquanto dirige.
A dona de casa Fabiana Toledo e outros pedestres que atravessavam na faixa no momento da realização da ação foram respeitados pelos motoristas, que lhes deram preferência, mas Fabiana diz que nem sempre é assim. “Isso não é comum acontecer, mas deveria ser assim sempre”, afirma. Nesse momento, a dona de casa estava a pé empurrando sua bicicleta, mas está mais acostumada a transitar sobre duas rodas. “Eu procuro andar certo, mas muitos motoristas ainda não respeitam a gente que é ciclista. É muito bom conscientizar”, afirma.