A Prefeitura da Estância Turística de Barretos celebra mais uma conquista no setor cultural. Na tarde desta sexta-feira, 20 de outubro de 2023, foram lançados três editais municipais da Lei Paulo Gustavo, que irão contemplar até 109 propostas e trajetórias principais de artistas do município.
Os editais são voltados para o setor audiovisual, sendo 70% dos recursos, e para as demais áreas da cultura, sendo 30%, de acordo com a origem da palavra, provenientes do Fundo Setorial do Audiovisual e do Fundo Nacional de Cultura. Barretos foi contemplada com R$ 1.025.245,36.
O objetivo da Lei Paulo Gustavo é promover a inclusão e democratização do acesso aos investimentos destinados pelo Ministério da Cultura para o setor cultural, inclusive com exigência de medidas afirmativas e garantindo acessibilidade para todos os públicos.
O anúncio aconteceu no auditório do Paço Municipal e contou com a presença da Prefeita Paula Lemos, do secretário da Cultura, Rogério Teodósio, do chefe de gabinete da Cultura, Igor Santos, e Sueli Fernandes, coordenadora de Projetos e imprensa local.
Durante a apresentação, a prefeita Paula Lemos falou sobre a importância do movimento cultural no município. “Estamos vivendo uma nova era cultural em Barretos, e isso é evidente em nossa cidade, onde a cultura está finalmente recebendo a atenção que merece durante nossa gestão. Posso afirmar isso porque, ao conversar com as pessoas durante minhas caminhadas, muitas delas antes nem sabiam dos serviços culturais existentes e hoje participam ativamente. Um exemplo disso são as grandes plateias nas apresentações de nossa orquestra, os eventos no Recinto sempre lotados, e o CEMART que teve triplicado o número de alunos”, ressaltou.
De acordo com o secretário de Cultura, Rogério Teodósio, hoje será feita a publicação do edital na Folha do Município, para que os detalhes possam analisá-lo. A partir de segunda-feira, 23 de outubro de 2023, as inscrições serão abertas até dia 31 de outubro de 2023. “Para aqueles que encontrarem dificuldades no entendimento do Edital, na quarta-feira, dia 25 de outubro, realizaremos uma live para sanar todas as dúvidas existentes, e também nos colocamos à disposição na Secretaria de Cultura para esclarecer a população interessada”, disse Rogério.