A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do Núcleo de Inclusão e Diversidade da Secretaria Municipal de Educação (SME), iniciou na terça-feira, 19 de setembro, um Curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para os servidores públicos de várias secretarias e autarquias que atuam no atendimento direto ao público.
Realizado através do Centro de Formação de Profissionais de Educação (Ceforpe), o curso é ministrado pela professora intérprete de Libras Cristiani Santana Teixeira Vidica e tem como meta proporcionar o conhecimento da Libras como segunda língua para ouvintes. “Este é um curso básico, mas que eu garanto que ao final vocês estarão se comunicando em Libras e poderão estabelecer um diálogo com as pessoas surdas”, explicou aos novos alunos. “Nós temos que ter o interesse de aprender a Libras para nos comunicar com o surdo e incluir este sujeito na sociedade. Precisa-se de muito empenho, pois além de aprender os sinais, os cursistas vão aprender sobre as características, identidade e cultura da pessoa surda”, completou.
A Libras foi reconhecida pela Lei nº 10.436 como meio legal de comunicação e expressão no país em 24 de abril de 2002. No Brasil, o Dia do Surdo é celebrado na próxima terça-feira, 26 de setembro.
Representando a secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos, a supervisora, Fabiana Vigo Azevedo Borges, e a coordenadora do Setor de Inclusão da SME, Kelly Amorim, deram as boas vindas aos cursistas. “Eu venho reforçar nosso compromisso com uma comunicação inclusiva, onde todo mundo possa ser compreendido e entendido. Sabemos que a comunicação é o primeiro passo para que a gente se desenvolva e consiga oportunidades. A gente está muito feliz. Agradeço a presença de vocês e a iniciativa da Cristiane, porque isso é, realmente, fazer a diferença na vida de todo mundo. Sejam todos bem vindos e tenho certeza que vão aprender muito”, disse Fabiana.
Os alunos
O curso reuniu servidores de diversos setores da prefeitura como Assistência Social, Defesa Civil, Educação, Saúde e Procon. Para o Bombeiro Civil Raul Fernandes Pedrosa o curso é muito bem vindo e o auxiliará em possíveis ocorrências que envolva pessoas surdas ou deficientes auditivos. “Vai ajudar muito no nosso atendimento. Já havia um interesse, mas é um pouco difícil de encontrar um local para fazer essa formação. Então é uma iniciativa maravilhosa da SME poder abrir para os funcionários da prefeitura. Vai ser um ganho muito grande para a população, para a cidade, e principalmente para nós”, contou.
Acompanhado de sua equipe, o coordenador do PROCON Barretos, Delaías Santos, destacou que todos os consumidores são vulneráveis nas relações de consumo e que isso inclui as pessoas surdas. “Essa formação é importantíssima uma vez que todos os consumidores são vulneráveis nas relações de consumo, mas as pessoas surdas são hipervulneráveis. Nós estamos recebendo capacitação para que todos servidores ouvintes possam se comunicar com as pessoas surdas”, comentou.
O curso será realizado em 10 encontros, com aulas semanais, sempre às terças-feiras, das 8h às 10h30, na Sede da SME.